REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Ricardo Rezer Unochapeco - Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.5719

Palavras-chave:

Educação superior. Esporte. Pratica Professional

Resumo

O objetivo deste texto se apresenta no sentido de refletir acerca de pressupostos orientadores para uma abordagem crítica do esporte no processo de formação inicial em educação física. Para tal, são apresentadas algumas experiências de aula desenvolvidas no componente curricular “Metodologia, teoria e prática do futebol e futsal” (Unochapecó). Tais experiências podem ser compreendidas como um laboratório de experiências pedagógicas, a fim de apresentar elementos para uma abordagem crítica no trato com o esporte no ensino superior. Finalmente, o texto apresenta alguns apontamentos “suleadores” para uma abordagem crítica dos esportes na formação inicial em EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Rezer, Unochapeco - Universidade Comunitária Regional de Chapecó

Professor do Curso de Educação Física Mestre em Educação Física (UFSC) Doutorando em Educação Física (UFSC)

Publicado

2009-10-09

Como Citar

REZER, R. REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 271–292, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.5719. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/5719. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensaios