PEDAGOGIA DO ESPORTE E PROJETOS SOCIAIS: INTERLOCUÇÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Gisele Viola Machado Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física -UNICAMP - Campinas, SP Escola Superior de Cruzeiro - Educação Física- ESC - Cruzeiro, SP
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física -UNICAMP - Campinas, SP. Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de desportos - Florianópolis, SC
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física -UNICAMP - Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48275

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Projetos sociais, Aprendizagem

Resumo

O estudo conferiu em um projeto social o tratamento educacional dado ao esporte, verificando as finalidades de ensino e os conteúdos ensinados pelos professores e a percepção dos alunos quanto aos mesmos. Os procedimentos metodológicos adotados foram entrevista semiestruturada com 10 professores e entrevista com 45 alunos participantes do Programa, a partir da técnica de focus group.  Os dados indicaram uma proposta educativa com a intenção declarada em educar o sujeito, sendo evidenciada coerência entre a proposta dos professores – fomentada por referências da Pedagogia do Esporte denominados técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural -  e a percepção de aprendizado dos alunos. 

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Publicado

2015-02-05

Como Citar

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. PEDAGOGIA DO ESPORTE E PROJETOS SOCIAIS: INTERLOCUÇÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 405–418, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48275. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48275. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais