INEZIL PENNA MARINHO: LUGARES E PRÁTICAS EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Antonio Sergio Francisco Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Omar Schneider Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48020

Palavras-chave:

História. Educação Física. Memória. Publicações científicas e técnicas

Resumo

O trabalho analisa o modo como os lugares ocupados estrategicamente por Inezil Penna Marinho no cenário político e acadêmico influenciam as trajetórias de sua produção e de suas práticas de circulação intelectual em periódicos nos anos de 1940-1958. Fundamenta-se na perspectiva da História Cultural e tem como fonte a Revista de Educação Física, Educação Physica, Revista Brasileira de Educação Física e Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Marinho, de forma intencional, produz uma série de registros que demarcam suas ações e produções, como propósito de preservar sua memória com o monumento (LE GOFF, 2003) da Educação Física e dos Esportes no Brasil. A textualidade dos 178 trabalhos mapeados evidenciam o interesse do autor pelas temáticas Educação Física (79), História da Educação Física (69), Teorias Educacionais (11) e Outros (19).

 

I

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sergio Francisco Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Omar Schneider, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Pontíficia Católica de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto do Departamento de Desporto e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Publicado

2014-10-26

Como Citar

OLIVEIRA, A. S. F.; SANTOS, W. dos; SCHNEIDER, O.; FERREIRA NETO, A. INEZIL PENNA MARINHO: LUGARES E PRÁTICAS EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 575–590, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.48020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48020. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais