AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RECONHECENDO A ESPECIFICIDADE DE UM COMPONENTE CURRICULAR

Autores

  • Wagner dos Santos Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Bruna Jéssica Mathias Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Juliana Martins Cassani Matos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Aline Oliveira Vieira Rede Municipal de ensino de Serra/ES.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.46895

Palavras-chave:

Ensino fundamental e médio. Avaliação educacional. Narração.

Resumo

O estudo busca analisar as possibilidades e as necessidades de se produzir práticas avaliativas na Educação Física que levem em consideração os saberes valorizados pela educação escolarizada e pelas especificidades dessa disciplina. Utiliza a pesquisa narrativa autobiográfica como referencial teórico-metodológico e define, como colaboradores, alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal da Prefeitura de Serra/Espírito Santo. Possui como fontes desenhos, atividades pedagógicas escritas e diários de Educação Física. Esses instrumentos avaliativos possibilitaram aos discentes narrar as suas experiências corporais mediante a transformação dos saberes de domínio e relacionais em saberes-objeto.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Bruna Jéssica Mathias, Universidade Federal do Espírito Santo.

Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Membro Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Juliana Martins Cassani Matos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Membro Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

 

Aline Oliveira Vieira, Rede Municipal de ensino de Serra/ES.

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Professora da Rede Municipal de ensino de Serra/ES. Membro Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Publicado

2014-09-26

Como Citar

SANTOS, W. dos; MATHIAS, B. J.; MATOS, J. M. C.; VIEIRA, A. O. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RECONHECENDO A ESPECIFICIDADE DE UM COMPONENTE CURRICULAR. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 205–218, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.46895. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46895. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais