“A LEGENDA DOS GRACIE”: UMA ANÁLISE DA CRÔNICA DE NELSON RODRIGUES

Autores

  • Riqueldi Straub Lise Universidade Federal do Paraná
  • Natasha Santos Universidade Federal do Paraná
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.43222

Palavras-chave:

Jiu-jitsu. Literatura. Crônica esportiva.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar uma das primeiras crônicas esportivas de Nelson Rodrigues – veiculada no jornal Ultima Hora –, na qual, o autor trata de um “desafio” entre atletas da modalidade Jiu-Jitsu, no ano de 1955 – Carlson Gracie e Waldemar Santana. A crônica em questão – caracterizada por uma refinada estética literária e uma linguagem típica do teatro “rodrigueano”, dramática e passional – reforça um discurso de tradição da família Gracie enquanto criadores e disseminadores do jiu-jitsu no Brasil. A fim de analisar tal obra, utilizou-se, aqui, de alguns conceitos/categorias preconizados por Antonio Candido e Carlo Ginzburg, no que se refere à análise literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Riqueldi Straub Lise, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação Física, pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade (UFPR) e do Centro de Pesquisa de Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS - UFPR).

Natasha Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em História, pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade (UFPR) e do Centro de Pesquisa de Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS - UFPR).

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

Doutor em História, pela Universidade Federal do Paraná. Professor adjunto III da Universidade Federal do Paraná atuando nos programas de Pós Graduação (mestrado/doutorado) em História e Educação Física. Pesquisador do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade (UFPR) e do Centro de Pesquisa de Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS - UFPR).

Publicado

2014-09-26

Como Citar

LISE, R. S.; SANTOS, N.; CAPRARO, A. M. “A LEGENDA DOS GRACIE”: UMA ANÁLISE DA CRÔNICA DE NELSON RODRIGUES. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1329–1349, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.43222. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/43222. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais