“A LEGENDA DOS GRACIE”: UMA ANÁLISE DA CRÔNICA DE NELSON RODRIGUES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.43222Palavras-chave:
Jiu-jitsu. Literatura. Crônica esportiva.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar uma das primeiras crônicas esportivas de Nelson Rodrigues – veiculada no jornal Ultima Hora –, na qual, o autor trata de um “desafio” entre atletas da modalidade Jiu-Jitsu, no ano de 1955 – Carlson Gracie e Waldemar Santana. A crônica em questão – caracterizada por uma refinada estética literária e uma linguagem típica do teatro “rodrigueano”, dramática e passional – reforça um discurso de tradição da família Gracie enquanto criadores e disseminadores do jiu-jitsu no Brasil. A fim de analisar tal obra, utilizou-se, aqui, de alguns conceitos/categorias preconizados por Antonio Candido e Carlo Ginzburg, no que se refere à análise literária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
