A DUPLA JORNADA DO ATLETA UNIVERSITÁRIO: PERSPECTIVAS PARA A CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDOS E TREINOS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.100344Palavras-chave:
Dupla carreira. Estudantes. Atletas. Esporte universitário.Resumo
O objetivo do presente estudo foi apresentar e analisar o perfil dos estudantes atletas da Universidade de Brasília (UnB) que representaram a instituição em competições universitárias entre 2017 e 2018 mediante utilização de um questionário estruturado de autoaplicação com amostra definida em 76 indivíduos. A análise exploratória foi conduzida por meio de estatística descritiva no software SPSS e da análise textual por meio do software IRaMuTeQ. Os resultados apresentam o êxito na política de representação promovida pela UnB e relativo sucesso na conciliação da dupla jornada dos estudantes atletas, apesar de a maioria dos atletas terem alcançando resultados nacionais e internacionais. Apontamos a necessidade de aprofundamento do tema a nível universitário e a urgente organização de estatutos institucionais que qualifiquem o esporte de representação e de elite na UnB.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
