A DUPLA JORNADA DO ATLETA UNIVERSITÁRIO: PERSPECTIVAS PARA A CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDOS E TREINOS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.100344

Palavras-chave:

Dupla carreira. Estudantes. Atletas. Esporte universitário.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi apresentar e analisar o perfil dos estudantes atletas da Universidade de Brasília (UnB) que representaram a instituição em competições universitárias entre 2017 e 2018 mediante utilização de um questionário estruturado de autoaplicação com amostra definida em 76 indivíduos. A análise exploratória foi conduzida por meio de estatística descritiva no software SPSS e da análise textual por meio do software IRaMuTeQ. Os resultados apresentam o êxito na política de representação promovida pela UnB e relativo sucesso na conciliação da dupla jornada dos estudantes atletas, apesar de a maioria dos atletas terem alcançando resultados nacionais e internacionais. Apontamos a necessidade de aprofundamento do tema a nível universitário e a urgente organização de estatutos institucionais que qualifiquem o esporte de representação e de elite na UnB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Scremin de Miranda, Universidade de Brasília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF

Possui graduação em Educação Física, Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (2016) e Mestrado em Educação Física pela UnB na linha de pesquisa sobre Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer (2019). Professor voluntário da FEF/UnB.

Atualmente é Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva - ABDC e membro do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva - DuCa/UnB. Desenvolve pesquisas sobre o processo de conciliação entre formação educacional e formação esportiva. Possui conhecimentos nas áreas de metodologia esportiva, metodologia científica, escrita acadêmica e educação física escolar.

Leonardo Tavares Corado Loreno, Faculdade de Educação Física. Universidade de Brasília. Brasília, DF

Aluno do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (Duca-UnB).

Felipe Rodrigues da Costa, Universidade de Brasília. Faculdade de Educação Física. Brasília, DF

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Doutor em Educação
Física, membro pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/UFES), onde
atua desde 2005, do Laboratório de Pesquisa em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ) e do Laboratório de Análise
do Desempenho Esportivo (LADESP/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (FEF-UnB).
Tem desenvolvido pesquisas sobre a dupla carreira de jovens atletas em idade escolar; sobre métodos de ensino
de esporte, sobretudo o Teaching Games for Understanding; além de temas pertinentes à Educação Física
Escolar.

Downloads

Publicado

2020-08-15

Como Citar

MIRANDA, I. S. de; CORADO LORENO, L. T.; COSTA, F. R. da. A DUPLA JORNADA DO ATLETA UNIVERSITÁRIO: PERSPECTIVAS PARA A CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDOS E TREINOS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26059, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.100344. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/100344. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais