APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Carlos Velazquez Callado Universidad de Valladolid
  • Antonio Fraile Aranda Universidad de Valladolid
  • Víctor Manuel López Pastor Universidad de Valladolid

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.40518

Palavras-chave:

aprendizagem. Avaliação. Pesquisa qualitativa.

Resumo

A finalidade do estudo é conhecer e analisar a concepção de aprendizagem cooperativa (AC) de um grupo de docentes espanhóis de Educação Física, reconhecidos como referência nesta metodologia, assim como o modo que adotam para implementá-la em suas aulas. Trata-se de um estudo de caso múltiplo que utilizou entrevistas, observação não participante e análise documental. Os resultados indicam que todos os docentes participantes conhecem os princípios gerais da AC e os utilizam, concebendo-os como uma importante metodologia para avançar nos diferentes âmbitos da aprendizagem. Além disso, consideram que qualquer conteúdo pode ser ensinado por meio da AC e valorizam a importância da avaliação formativa e compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-12-11

Como Citar

VELAZQUEZ CALLADO, C.; FRAILE ARANDA, A.; LÓPEZ PASTOR, V. M. APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 239–259, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.40518. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40518. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais