O DESEMPENHO DESPORTIVO: UM MOSAICO DE VALORES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS.

Autores

  • Alberto de Oliveira Monteiro Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mario Generosi Brauner Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Brandel José Pacheco Lopes Filho Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.38355

Palavras-chave:

Esportes, Filosofia, Educação

Resumo

Vencer e perder fazem parte do drama desportivo. Certos competidores, em nome do “ganhar”, não encontram limites em sua ambição; outros, apesar de possuírem excelentes dados fisiológicos, não obtêm resultados positivos. No entanto, o desporto é mais que uma luta desenfreada pela vitória; é uma metáfora da própria vida e um meio de Educação; um meio de educar em valores. No presente trabalho, faremos uma análise comparativa entre os princípios filosóficos e programas de preparação de atletas publicados por John Wooden e Bernardo Rocha de Resende, sugerindo, após, um novo modelo, baseado em valores, a partir de tais comparações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto de Oliveira Monteiro, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação Física e Lazer pela Universidade do Minho (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e desenvolve trabalhos junto às àreas da Antropologia do Esporte e Axiologia.

Mario Generosi Brauner, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Escola de Educação Física da UFRGS. Doutor em Educação pela Universidade deUniversitat de Barcelona, Divisio de Ciences de L'Educacio. Departament de Teoria i Historia de L'Educacio, Barcelona, Espanha.

Brandel José Pacheco Lopes Filho, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Gama Filho

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS) e aluno de especialização da Universidade Gama Filho. Realiza pesquisas na área de Educação Física, saúde, cultura e artes marciais. Professor de Karate do Colégio de Aplicação da UFRGS e professor do projeto de extensão em Práticas Integrativas da ESEF-UFRGS.

Publicado

2014-02-26

Como Citar

MONTEIRO, A. de O.; BRAUNER, M. G.; LOPES FILHO, B. J. P. O DESEMPENHO DESPORTIVO: UM MOSAICO DE VALORES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 541–567, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.38355. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/38355. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais