DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O PROCESSO LÓGICO DE APREENSÃO DO SABER

Autores

  • Maristela da Silva Souza UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3578

Palavras-chave:

Didática. Lógica. Educação Física.

Resumo

Este texto visa situar, no contexto escolar, o conhecimento de que trata o âmbito da didática da Educação Física, demonstrando a sua relação com a lógica formal de apreensão do saber. Para a superação desta realidade, em que a Educação Física compromete-se, de maneira dominante, com uma prática de cunho competitiva, apresentamos a lógica dialética como possibilidade de apreensão, no plano do pensamento, do movimento contraditório presente na realidade social e conseqüentemente, presente na organização escolar e no desenvolvimento das práticas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela da Silva Souza, UFSM

Professora Adjunta do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coord. da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar (LEEDEFE/CEFD/UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: marissouza@mail.ufsm.br.

Downloads

Publicado

2008-04-17

Como Citar

SOUZA, M. da S. DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O PROCESSO LÓGICO DE APREENSÃO DO SABER. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 181–199, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3578. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3578. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Ensaios