Instrumento para conhecimento da Percepção De Alunos Sobre A Postura Adotada No Ambiente Escolar – Posper

Autores

  • Alexandre Luis Ritter
  • Jorge Luiz de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2917

Palavras-chave:

Postura. Saúde escolar. Dor nas costas. Avaliação. Percepção.

Resumo

O surgimento de algias lombares em crianças e adolescentes pode estar associado aos seus hábitos de postura adquiridos no período escolar. O objetivo deste trabalho foi criar um instrumento capaz de identificar a percepção que escolares têm sobre a postura adotada nesse ambiente. Foi criado um questionário com fotos sobre formas de sentar, sentar para escrever, carregar o material escolar e pegar objetos pesados e leves do chão. Após a análise da validade aparente e do resultado da análise intragrupo (r=0,91; p<0,000), conclui-se que o questionário aplicado era válido e fidedigno para a aplicação em uma população de características semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-28

Como Citar

RITTER, A. L.; SOUZA, J. L. de. Instrumento para conhecimento da Percepção De Alunos Sobre A Postura Adotada No Ambiente Escolar – Posper. Movimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 227–241, 2006. DOI: 10.22456/1982-8918.2917. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2917. Acesso em: 29 mar. 2023.

Edição

Seção

Espaço Aberto