Pesquisar exige interrogar-se: A narrativa como estratégia de pesquisa e de formação do(a) pesquisador(a)

Autores

  • Elisandro Schultz Wittizorecki
  • Fabiano Bossle
  • Lisandra Oliveira e Silva
  • Maria Cecília Camargo Günther
  • Marzo Vargas dos Santos
  • Mônica Urroz Sanchotene
  • Rosane Kreusburg Molina
  • Vera Regina Oliveira Diehl
  • Vicente Molina Neto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2904

Palavras-chave:

Narrativas. Docente. Pesquisa qualitativa. Educação física. Pesquisadores

Resumo

Este artigo registra a recente experiência dos(as) autores(as) num exercício de formação através da construção narrativa. Os objetivos, nesse exercício, foram o de aprender e o de interrogar-se sobre até que ponto os estudos que utilizam a perspectiva narrativa podem ser, concomitantemente, processos de formação e processos de investigação. A oportunidade de fazer essa aprendizagem, construída no interior do grupo, exigiu aprender a trabalhar nos limites do tensionamento da relação dialética entre o individual e o coletivo. Apresentamos, aqui, aprendizagens efetuadas com o exercício narrativo, suas possibilidades para o campo de estudos da formação de professores(as) e as limitações teórico-metodológicas encontradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisandro Schultz Wittizorecki

Doutorado . PPGCiencias do Movimento Humano. ESEF, UFRGS

Fabiano Bossle

Doutorado . PPGCiencias do Movimento Humano. ESEF, UFRGS

Lisandra Oliveira e Silva

Doutorado . PPGCiencias do Movimento Humano. ESEF, UFRGS

Maria Cecília Camargo Günther

Doutorado . PPGCiencias do Movimento Humano. ESEF, UFRGS

Marzo Vargas dos Santos

Doutorado . PPGCiencias do Movimento Humano. ESEF, UFRGS

Mônica Urroz Sanchotene

Doutorado . PPGCiencias do Movimento Humano. ESEF, UFRGS

Rosane Kreusburg Molina

Professora UNISINOS, RS

Vera Regina Oliveira Diehl

Doutorado . PPGCiencias do Movimento Humano. ESEF, UFRGS

Vicente Molina Neto

Professor ESEF-UFRGS

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

WITTIZORECKI, E. S.; BOSSLE, F.; SILVA, L. O. e; GÜNTHER, M. C. C.; SANTOS, M. V. dos; SANCHOTENE, M. U.; MOLINA, R. K.; DIEHL, V. R. O.; MOLINA NETO, V. Pesquisar exige interrogar-se: A narrativa como estratégia de pesquisa e de formação do(a) pesquisador(a). Movimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 9–33, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2904. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2904. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Em foco