Limites e Desafios para o Estudo da Intervenção Profissional em Educação Física a partir da Noção de Competência
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2888Palavras-chave:
Competência. Prática profissional. Educação FísicaResumo
Colocamos como objetivos desse trabalho discutir e problematizar a noção de competência e os elementos complexos vinculados à intervenção do profissional de educação física no ambiente não escolar. Para isso, foram trazidos alguns apontamentos sobre a cautela que se deve ter ao lidar com a noção de competência em diversos aportes teóricos. O caráter transitivo que reveste as intervenções profissionais, de maneira geral, e em educação física, especificamente é, sem dúvida, o mais provocativo desafio. Nesse sentido, para compreender aquilo que compõe as intervenções/ações profissionais em educação física, ou seja, o conhecimento “formalizado”, as estratégias de ação e as representações, faz-se necessário reconhecer a natureza multidimensional implicada nas respostas profissionais. Finalmente, podemos considerar que o emprego da noção de competência pode permitir o discernimento daquilo que orienta o processo de tomar decisão do profissional de educação física, inclusive no entendimento da ênfase discricionária de suas decisões.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
