OS USOS DA MÍDIA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES

Autores

  • Irlla Karla dos Santos Diniz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Heitor de Andrade Rodrigues Universidade de Campinas UNICAMP
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.27108

Palavras-chave:

Educação Física escolar. Mídias sociais. Materiais de ensino.

Resumo

A mídia por meio de imagens, sons e informações influencia a maneira como os alunos interpretam a realidade. Desta forma, destaca-se a necessidade da escola refletir sobre estas questões e criar estratégias didáticas para usufruir deste aparato. O objetivo da pesquisa foi analisar algumas possibilidades de uma proposta que abordou conteúdos da cultura corporal por meio de notícias publicadas pelo Jornal A Folha de São Paulo nas aulas de Educação Física.Os dados indicaram a mídia como um bom recurso pedagógico para as aulas desta disciplina, uma vez que os alunos consideraram as aulas enriquecedoras para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irlla Karla dos Santos Diniz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro - SP. Atualmente é mestranda do Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela universidade já citada. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos e Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), desenvolve estudos relacionados com aplicação de novas tecnologias à Educação Física escolar, com a produção de materias didáticos.

Heitor de Andrade Rodrigues, Universidade de Campinas UNICAMP

É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-RC), especialista em Pedagogia e Treinamento em Esportes Coletivos (UGF), possui mestrado em Ciências da Motricidade (UNESP-RC) e atualmente realiza o doutorado em Educação Física (UNICAMP).

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos e avaliação.

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

DINIZ, I. K. dos S.; RODRIGUES, H. de A.; DARIDO, S. C. OS USOS DA MÍDIA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 183–202, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.27108. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/27108. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais