Educação Física de qualidade e pedagogia crítica no pós-pandemia

Reflexões sobre a produção europeia e brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.144329

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Física de Qualidade, Pedagogia Crítica, Políticas Educacionais

Resumo

Diferentes órgãos buscam regular a Educação Física internacionalmente dando orientações para constituir uma lógica hegemônica sobre uma Educação Física de Qualidade. Este artigo tem como objetivo explicitar os elementos de qualidade da ferramenta EFCool, que teve sua construção pautada em referentes europeus contrastando-os com elementos encontrados com base na Pedagogia Crítica do Sul Global. Para isso, foi feita uma análise temática que agrupou os elementos da ferramenta e, posteriormente, uma análise do conteúdo das obras da Educação Física pautadas na Pedagogia Crítica contrastou os elementos encontrados em ambos. Ao problematizar essas evidências com os diferentes fatores políticos, sociais, culturais e econômicos que influenciam o ensino de uma Educação Física de Qualidade e crítica em território latino-americano, conclui-se que é fundamental pensar um marco teórico, político e pedagógico, não subordinando-se às diretrizes políticas e econômicas com uma visão eurocêntrica. Indica-se reorientar essa problemática dialogando com o conhecimento produzido no Sul Global.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Leão Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil

Licenciada em Educação Física e especializada em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cursei o curso de mestrado profissional em Necessidades Educativas Especiais (Universidad de Deusto) e atualmente sou doutoranda na Universidad de Lleida (Espanha) no "Programa de Actividad Física y deporte". Já fui pesquisadora contratada na Universidade de Deusto, pelo grupo de pesquisa "Desenvolvimento de competências e valores" (Antigo DECOMVA, hoje EDUCAR) com estudos vinculados à Educação Inclusiva e convidada para elaboração de cursos de capacitação. Hoje sou colaboradora no grupo de pesquisa "Investigación sobre la Activida Física y su Didáctica para la Educación, la Cultura y el Bienestar" (DECUBIAF/Universidad de Lleida) e pesquiso Educação Física escolar, Educação Física de Qualidade ligado ao ODS4 e inovações educativas para o século XXI. Possuo experiência de docência em escolas públicas federais e particulares no Brasil. Como experiência internacional, lecionei em escolas e associações da cidade do Porto (Portugal) e também em Bilbao em um colégio pioneiro na inclusão de pessoas com necessidades especificas de apoio (Centro Formativo Otxarkoaga). Em Barcelona, fui professora convidada no Mestrado de formação de professores de Educação Fisica (INEFC/Lleida) e no Mestrado de Atividade Física e Educação da Universidade de Barcelona. Fíz pesquisa na Escola VIROLAI, escola referencia para o "Projeto Escola Nova XXI" e para o "Laboratório de Transformación Educativa" (Departamento de Educação da Catalunha), onde também participei por um ano nas discussões sobre inovações nas instituições escolares catalanas. Fiz um intercambio de formação na "Tampere University" (Finlândia), onde pude participar das aulas de Educação Física da "Teacher Training School" (Norssi School) e participar de atividades do Programa de Formação "21st Century Educators from Finland for Brazilian educators", visitando instiuiçoes inovadoras como a PROAKATEMIA e a Varala Sports Institute. Possuo ampla experiencia na área de Educação Física Adaptada/Inclusiva e em atividades de reabilitação motora e psicossocial de pessoas com diversidade funcional. Experiência em organização de eventos e como coordenadora em diferentes projetos na área de Educação Física. Fui professora no ensino médio e superior no IFMG/Bambui e atualmente sou professora do ensino médio integrado do IFMG/Campus Ouro Preto, onde desenvolvo projetos de extensão e pesquisa. Minha carreira como professora, começou na dança, como bailarina e coreografa por 22 anos incluindo participação em diversos festivais nacionais e internacionais, além de apresentações na mídia.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Educação Física. Pós-doutor em Educação. Docente do Instituto Federal de São Paulo. 

Eloísa Lorente-Catalán , l'Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya de Lleida (INEFC-Lleida)

licenciada en EF y Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación. Actualmente es profesora Catedrática en el INEFC de Lleida. Su carrera académica ha estado profundamente arraigada en la didáctica y la enseñanza y aprendizaje de las actividades físicas y deportivas. Entre 2009 y 2011 investigó e impartió clases en la University of Bedfordshire (Reino Unido). Durante dicha estancia, formó parte del grupo de investigación Research on Physical Education and Sport Pedagogy, liderado por el catedrático David Kirk. Desde su regreso al INEFC, imparte asignaturas en el Grado de CAFyD y el Máster de Formación del Profesorado de la UdL. Actualmente lidera el Grupo de Investigación en Didáctica de las Actividades Físicas para la Educación, la Cultura y el Bienestar (DECUBIAF) en el INEFC/UdL. También forma parte de la Red Nacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación. Sus áreas de investigación se sitúan en la Educación Física de Calidad, la evaluación formativa y compartida en la Educación Superior y en la Educación Física escolar, la educación física crítica, la autogestión pedagógica, los modelos pedagógicos, y las teorías de la motivación humana. Fruto de estas investigaciones ha publicado numerosos artículos en revistas nacionales e internacionales. 

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Publicado

2025-08-01

Como Citar

LEÃO PEREIRA, Ana Flávia; MALDONADO, Daniel Teixeira; LORENTE-CATALÁN , Eloísa. Educação Física de qualidade e pedagogia crítica no pós-pandemia: Reflexões sobre a produção europeia e brasileira. Movimento, [S. l.], v. 31, p. e31019, 2025. DOI: 10.22456/1982-8918.144329. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/144329. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

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