FENOMENOLOGIA, MOVIMENTO HUMANO E A EDUCAÇÃO FÍSICA.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.16075Palavras-chave:
fenomenologia, movimento humano, educação física,Resumo
A fenomenologia tem como princípio fundamental o “retorno as coisas próprias” isto é voltar ao mundo pré-reflexivo, ou ainda, ao próprio sujeito do conhecimento. Este artigo tem como objetivo, mostrar que a fenomenologia como fundamentação filosófica, contribui para ampliar o entendimento do movimento humano como fator significativo para o ser humano. A teoria fenomenológica possibilita compreender o movimento humano como um diálogo entre homem e o mundo, considerando o mundo vivido das pessoas como um caminho fundamental para a construção de uma gama de oportunidades significativas para que o homem crie e recrie seus movimentos. Este movimento possui as características fundamentais para o processo educativo, onde o ser humano tem participação efetiva em sua construção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
