Educação Física de qualidade e pedagogia crítica no pós-pandemia
Reflexões sobre a produção europeia e brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.144329Palavras-chave:
Educação Física, Educação Física de Qualidade, Pedagogia Crítica, Políticas EducacionaisResumo
Diferentes órgãos buscam regular a Educação Física internacionalmente dando orientações para constituir uma lógica hegemônica sobre uma Educação Física de Qualidade. Este artigo tem como objetivo explicitar os elementos de qualidade da ferramenta EFCool, que teve sua construção pautada em referentes europeus contrastando-os com elementos encontrados com base na Pedagogia Crítica do Sul Global. Para isso, foi feita uma análise temática que agrupou os elementos da ferramenta e, posteriormente, uma análise do conteúdo das obras da Educação Física pautadas na Pedagogia Crítica contrastou os elementos encontrados em ambos. Ao problematizar essas evidências com os diferentes fatores políticos, sociais, culturais e econômicos que influenciam o ensino de uma Educação Física de Qualidade e crítica em território latino-americano, conclui-se que é fundamental pensar um marco teórico, político e pedagógico, não subordinando-se às diretrizes políticas e econômicas com uma visão eurocêntrica. Indica-se reorientar essa problemática dialogando com o conhecimento produzido no Sul Global.
Downloads
Referências
ABREU, Samara Moura Barreto. Fotonarratividade e ensino remoto: revelações do corpo consciente no ensino médio integrado. Corpoconsciência, v. 26, n. 1, p. 104-117, jan./abr., 2022. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.13339
AGUIAR, Camila dos Anjos; NEIRA, Marcos Garcia. O ensino da Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. p. 69-86.
ASSOCIATION INTERNATIONALE DES ÉCOLES SUPÉRIEURES D’ÉDUCATION PHYSIQUE (AIESEP). Position statement on Physical Education teacher education background. 2014. Disponível em: https://aiesep.org/wp-content/uploads/2014/11/2014-AIESEP-Position-Statement-on-Physical-Education-Teacher-Education.pdf . Acesso em: 20 nov. 2024.
BENDRATH, Eduard Angelo; BASEI, Andréia Paula; RODRIGUES, Fagner Sene. Resenha da obra: UNESCO. Diretrizes em Educação Física de qualidade: para gestores de políticas. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 591-594, maio/ago. 2017 Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0017. Acesso em: 19 nov. 2024.
BOSSLE, Fabiano. Algumas notas para a constituição de uma teoria pedagógica
crítico-libertadora da Educação Física Escolar: corpo do oprimido/corpo consciente/onto-episteme. In: BOSSLE, Fabiano; PRODÓCIMO, Elaine; MALDONADO, Daniel Teixeira. Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. p. 52-79.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno Cedes, ano XIX, n. 48, p. 69-88, August 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005
BRACHT, Valter; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação Física Escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico de Educação Física. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 241-247.
DELORS, Jacques et al. Learning: the treasure within: report to UNESCO of the International Commission on Education for the twenty-first century. Paris: UNESCO Publishing, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GOMES, Rodrigo de Oliveira; TAVARES, Marie Luce; SILVA, Adriana Bitencourt Reis. A Educação Física no Instituto Federal de Minas Gerais: experiências docentes em tempos de pandemia. Curitiba: CRV, 2021.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
LARA, Larissa Michele et al. Qualidade na Educação/Educação Física Escolar latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes. Journal of Physical Education. v. 29, n. 1, p. 1-11, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009/751375137540. Acesso em: 17 mar. 2025.
MALDONADO, Daniel Teixeira; FREIRE, Elisabete dos Santos. Produção curricular na área de Educação Física: possíveis apontamentos de uma virada epistemológica no cotidiano escolar. In: FREIRE, Elisabete dos Santos et al. Saberes de professores e professoras de Educação Física: docência, pesquisa e o currículo em ação. Curitiba: CRV, 2022. p. 39-56.
MALDONADO, Daniel Teixeira; KAWASHIMA, Larissa. Educação Física Escolar na rede federal em tempos pós-pandêmicos e de reformas neoliberais. Corpoconsciência, v. 26, n. 1, p. 86-103, jan./abr., 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13398. Acesso em: 23 nov. 2024.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. Resistências e transgressões na prática política-pedagógica da Educação Física. Currículo sem Fronteiras, v. 22, p. e1866, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.1866
MALDONADO, Daniel Teixeira et al. Educação Física no ensino médio integrado na educação profissional: práticas corporais e justiça social. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Maria Eleni Henrique; MARTINS, Raphaell Moreira. Educação Física Escolar e justiça social: experiências curriculares na educação básica. Curitiba: CRV, 2022. p. 193-218.
MONTIEL, Fabiana Celante; ANDRADE, Danielle Müller. Trilhas virtuais no ensino médio integrado: uma experiência pedagógica em Educação Física Escolar. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Maria Eleni Henrique; MARTINS, Raphaell Moreira. Educação Física Escolar e justiça social: experiências curriculares na educação básica. Curitiba: CRV, 2022. p. 237-252.
NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FREIRE, Elisabete dos Santos. A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos da Educação Física Escolar Libertadora. Revista Educação Popular, Edição Especial, p. 296-319, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2023-69138
NUNES, Mário Luiz Ferrari; RÚBIO, Kátia. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 55-77, 2008. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2008/vol8/no2/4.pdf Acesso em: 23 nov. 2024.
PEREIRA, Ana Flávia Leão; LORENTE-CATALÁN, Eloisa. Educación Física de calidad: diseño y validación de una herramienta orientada a la reflexión e innovación en los procesos educativos. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, v. 51, p. 32–46, 2024. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/99745 . Acesso em: 30 nov. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento: resistências ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal (excertos do original publicado em 2019). In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés. Didática crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023. p. 17-49.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOCIETY OF HEALTH AND PHYSICAL EDUCATORS (SHAPE America). National Standards and Grade-Level Outcomes for K–12 Physical Education. Reston: SHAPE America, 2014.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo, justiça e inclusão. In: SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Quality Physical Education (QPE): guidelines for policy makers. Paris: UNESCO, 2015. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002313/231340S.pdf . Acesso em: 20 nov. 2024.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Kazan action plan. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF MINISTERS AND SENIOR OFFICIALS RESPONSIBLE FOR PHYSICAL EDUCATION AND SPORT, 6, 2017, Kazan (MINEPS VI). Kazan, 13-15 jul. 2017. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252725 Acesso em: 20 nov. 2024.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). INTERNATIONAL CONFERENCE OF MINISTERS AND SENIOR OFFICIALS RESPONSIBLE FOR PHYSICAL EDUCATION AND SPORT, 7, 2023, Baku (MINEPS VII). Final report… Baku (Azerbaijan), 26-29 Jun. 2023. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://library.olympics.com/Default/doc/SYRACUSE/3157786/seventh-international-conference-of-ministers-and-senior-officials-responsible-for-physical-educatio?_lg=en-GB. Acesso em: 20 nov. 2024.
VIEIRA, Luiz Renato Assunção. A constituição da identidade docente em Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: limites e possibilidades à luz da pedagogia freireana. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/13825. Acesso em: 20 nov. 2024.
WHITTEMORE, Robin et al. Methods for knowledge synthesis: an overview. Heart & Lung, v. 43, n. 5, p. 453-461, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.hrtlng.2014.05.014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
