O DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O MOVIMENTO, A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Daniela Bento Soares Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Prodócimo Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas
  • Ademir De Marco Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.57571

Palavras-chave:

Movimento. Educação Física. Pré-escolar. Educação.

Resumo

Considerando documentos que foram referência para a Educação Infantil (EI), como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998), que inclui o eixo Movimento, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (2010), que especificam as interações e as brincadeiras para crianças pequenas na EI, o objetivo deste artigo foi investigar a presença do movimento na rotina e suas interseções com as demais experiências em atividades realizadas em uma creche de um município do interior de São Paulo. As observações indicaram que propostas interdisciplinares são possíveis, e estão presentes no cotidiano das escolas de EI, apesar de o movimento como finalidade não ser frequentemente incentivado nas experiências diárias das crianças.

 

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Publicado

2016-12-18

Como Citar

SOARES, D. B.; PRODÓCIMO, E.; DE MARCO, A. O DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O MOVIMENTO, A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1195–1208, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.57571. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57571. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais