Tributo a dois Grandes Mestres da Educação Física Brasileira
Palavras-chave:
Tributo, Grandes Mestres, Educação Física, BrasileiraResumo
Em outubro de 2024, enquanto preparava esta seção especial da revista Movimento, dedicada à Ética no Esporte, fui surpreendido pela triste notícia do falecimento de dois expoentes da Educação Física no Brasil, Silvino Santin e Adroaldo Gaya. Suas contribuições para o desenvolvimento desta área de conhecimento e para a prática profissional de educadores físicos são inestimáveis e constituem um legado permanente. Os editores da Movimento, assim como eu, sentiram profundamente essas perdas e prontamente acolheram meu pedido para homenagear esses queridos mestres e colegas, dedicando-lhes este encarte especial sobre um tema que tanto os encantava e inspirava em suas reflexões e escritos.
Esses acadêmicos tinham perspectivas distintas e, por vezes, radicalmente opostas sobre a Educação Física. Contudo, ambos partilhavam a coragem intelectual e a profundidade crítica em suas análises – qualidades que os tornaram figuras essenciais no âmbito acadêmico. Estou convicto de que todos que os conheceram e se enriqueceram com seus ensinamentos se unem nesta sentida homenagem. Que suas contribuições continuem a ecoar, inspirando novas reflexões e promovendo práticas transformadoras na Educação Física.
Downloads
Referências
Texto sem referências
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
