Stephen John Ball e a pesquisa stricto sensu em Educação Física

análise do modo de apropriação

Autores

  • Daiana Machado Universidade São Judas Tadeu, (USJT). São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2028-9932
  • Isabel Porto Filgueiras Universidade São Judas Tadeu, (USJT). São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6173-9560
  • Thiago Villa Lobos Mantovani Universidade São Judas Tadeu, (USJT). São Paulo, SP, Brasil
  • Wilson Alviano Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.140997

Palavras-chave:

Educação Física, Políticas, Revisão Integrativa

Resumo

Este artigo analisa como as pesquisas de Educação Física no Brasil se apropriam do referencial teórico de Stephen Ball. Utilizando uma revisão integrativa de teses e dissertações, identificamos que a abordagem de Ball é adotada para entender a influência das políticas educacionais nas práticas pedagógicas e na formação de professores. A pesquisa revela três tipos de apropriação: incidental, conceitual tópica e do modo de trabalho. A maioria dos estudos utiliza teorias críticas e pós-estruturalistas para examinar as relações de poder e a governamentalidade na educação. Concluímos que a abordagem de Ball oferece ferramentas valiosas para analisar a interação entre política e prática na Educação Física, destacando a importância de considerar tanto os aspectos macro quanto micro das políticas educacionais. Sugere-se ampliar a adoção desse referencial para aprofundar a compreensão sobre políticas curriculares e práticas docentes.

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Biografia do Autor

Daiana Machado, Universidade São Judas Tadeu, (USJT). São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu em Educação Física. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus Cascavel. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2021).Pós-graduada em Educação Física Escolar (UEPG-PR), em Educação Superior (IFSP-SP) e em Gestão Escolar (UNICENTRO-PR). Graduada em Pedagogia (2021) pela UNICENTRO; em Tecnologia em Gestão de Turismo (2014) pelo Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação - Campus São Paulo; E em Educação Física pela Universidade de Guarulhos (2010).Atualmente é docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (Campus Marechal Cândido Rondon) e da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, na Formação Docente Integrada ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Áreas de interesse: currículo, políticas públicas, epistemologias, formação pedagógica.

Thiago Villa Lobos Mantovani, Universidade São Judas Tadeu, (USJT). São Paulo, SP, Brasil

Doutorando e Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2021). Pós- Graduação em Educação Física Escolar pela USCS, Graduado em Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2007) . Professor na Pós Graduação Instituto Phorte, Sócio proprietário Unidade Velocity Aclimação, Coordenador pedagógico da rede privada de ensino, Educador de Atividades Físicas Esportivas no Serviço Social do Comercio SESC.

Wilson Alviano Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil

Possui Licenciatura em Educação Física - Faculdades de Educação e Cultura do Abc (1992), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Realizou estágio Pós Doutoral na Faculdade de Educação da USP, com bolsa PDJ do CNPq. Atualmente é coordenador do comitê científico do GTT escola no CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professor associado na UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua como docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós Graduação em Educação. É docente credenciado no PPG Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordena o GEFLIC - Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Didática Aplicada à Educação Física e Metodologia do Ensino da Educação Física

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

MACHADO, Daiana; PORTO FILGUEIRAS, Isabel; VILLA LOBOS MANTOVANI, Thiago; ALVIANO JÚNIOR, Wilson. Stephen John Ball e a pesquisa stricto sensu em Educação Física: análise do modo de apropriação. Movimento, [S. l.], v. 31, p. e31009, 2025. DOI: 10.22456/1982-8918.140997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/140997. Acesso em: 16 jul. 2025.

Edição

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