O lazer no campo científico da Educação Física
entre o ganho de autonomia, a exclusão dos agentes e os estudos de grupos populacionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.138503Palavras-chave:
Atividades de Lazer., Produção Científica e Tecnológica Nacional, Educação Física, SociologiaResumo
O objetivo deste artigo foi caracterizar a produção sobre o lazer nos periódicos da Educação Física brasileira. Analisamos o quantitativo de publicações por ano, os periódicos, os agentes autores dos artigos e os focos dos estudos. Para a análise, utilizamos a base teórica de Pierre Bourdieu. Como resultados identificamos um crescimento na produção sobre o tema. O periódico que mais publicou sobre o assunto é a Licere, seguida pela Revista Brasileira de Estudos do Lazer e ambas ilustram um ganho de autonomia por parte dos agentes que pesquisam sobre o lazer. Constatamos 1522 agentes que publicaram sobre o tema, embora 74,63% deles publicaram somente um artigo. Apenas 1,77% desses agentes publicaram 10 artigos ou mais. A respeito dos focos, o campo valoriza estudos sobre grupos e suas atividades de lazer, sobretudo o grupo populacional idosos.
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