A produção científica fundamentada na Praxiologia Motriz
características e horizontes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.133120Palavras-chave:
Teoria da ação motriz, Base de dados, Pierre Parlebas, Revisão bibliográficaResumo
Este estudo teve como objetivo identificar o perfil dos artigos científicos fundamentados na Praxiologia Motriz publicados em periódicos científico-acadêmicos. Caracterizada como revisão bibliográfica, a pesquisa foi realizada a partir de três diferentes ações de busca: a) levantamento de artigos a partir de bases de dados eletrônicas; b) dossiês temáticos; c) consulta a pesquisadores(as) especializados(as). Foram selecionadas 462 publicações considerando os critérios de seleção estabelecidos. Posteriormente, esse material foi analisado por meio de Estatística Descritiva e Análise de Conteúdo, considerando sete variáveis: ano de publicação, idioma, filiação dos autores(as), periódicos, país dos(as) autores(as), principais temáticas abordadas e tipo de pesquisa. A distribuição geográfica, os idiomas dominantes, a natureza da produção (teórica-conceitual ou aplicada), bem como as práticas motrizes estudadas, fazem parte do diagnóstico proposto. Ademais, a pesquisa viabilizou a criação de uma Base de Dados open access para ampliar e agilizar buscas de outros(as) pesquisadores(as) interessados(as).
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; RIBAS, João Francisco Magno; SARAVÍ, Jorge Ricardo. A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física. Conexões, v. 18, p. e020032–e020032, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8661256
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. La lógica interna de la gimnasia artística masculina (GAM) y estudio etnográfico de un gimnasio de alto rendimiento. Tese (Doutorado em investigación en la actividad física y deporte) - Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, Universutat de Lleida, Lleida, 2004.
BORTOLOTTI, Alessandro. The motor praxeology: towards a new sport and physical activities epistemological vision. Formazione & insegnamento, v. 14, n. 3, p. 75–84, 2016. Disponível em: https://ojs.pensamultimedia.it/index.php/siref/article/view/2084. Acesso em: 10 abr. 2023.
BUSSAB, Wilton; MORETTIN, Pedro. Estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2017.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DURING, Bertrand. La crisis de las pedagogías corporales. Málaga: Junta de Andalucia, 1993.
FAGUNDES, Felipe Menezes; FRIEDRICH, Eduardo Ivan; ROSA, Anco Márcio Urach da; DIAS, Otávio Figueiró; DAMIAN-SILVA, Sabrine; ZANINI, Uriel Tolfo; FOLLMANN, Natiele. Produção de conhecimento em Praxiologia Motriz no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Kinesis, Dossiê CEFD 50 anos, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/2316546454474
FAGUNDES, Felipe Menezes; RIBAS, João Francisco Magno. A decisão motriz do levantador no voleibol: revisão de literatura e sistematização para ensino-aprendizagem segundo a Praxiologia Motriz. Movimento, v. 23, n. 4, p. 1161–1176, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71854
FERREIRA, Lilian Aparecida; RAMOS, Glauco Nunes Souto. Contribuições ao ensino da Educação Física na escola: Análise das práticas corporais por meio da Praxiologia Motriz. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (Dossiê: Possibilidades e Desafios da Educação Física no Ensino Médio), p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.24979/4rjv3x84
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Barueri: Atlas, 2019.
LAGARDERA OTERO, Francisco. Contribución de los estudios praxiológicos a una teoría general de las actividades físico-deportivo-recreativas. Apunts: Educación Física y Deportes, v. 32, p. 10–18, 1993. Disponível em: https://revista-apunts.com/contribucion-de-los-estudios-praxiologicos-a-una-teoria-general-de-las-actividades-fisico-deportivo-recreativas/. Acesso em: 3 jun. 2023.
LAGARDERA OTERO, Francisco; LAVEGA-BURGUÉS, Pere. Introducción a la praxiología motriz. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2003.
LAVEGA-BURGUÉS, Pere; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PIC, Miguel. Editorial: Traditional sporting games and play: enhancing cultural diversity, emotional well-being, interpersonal relationships and intelligent decisions. Frontiers in Psychology, v. 12, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.766625. Acesso em: 3 jun. 2023.
MAZZEI, Victor Reis; CAMARGO, Maria Cecília da Silva; MELLO, André da Silva. Produtivismo versus criatividade: a intensificação do trabalho docente universitário à luz do ócio criativo. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 22, n. 3, p. 623–646, 2019. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.15352
PANTANO, Sergio. Sharing data, sharing methods, sharing science. Methods X, v. 9, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mex.2021.101607
PARLEBAS, Pierre. Contribution a un léxique commenté en science de l’action motrice. Paris: INSEP-Éditions, 1981.
PARLEBAS, Pierre. Jeux, sports et sociétés: lexique de praxéologie motrice. Paris: INSEP-Éditions, 1999.
PARLEBAS, Pierre. Juegos, deporte y sociedad: Léxico de Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.
PARLEBAS, Pierre. La aventura praxiológica. Ciencia, acción y educación física. Málaga: Junta de Andalucia, 2017.
PARLEBAS, Pierre. The universals of games and sports. Frontiers in Psychology, v. 11, 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.593877
PEREIRA, Fabiana Andrade. Mapeamento do uso do Google Scholar em estudos bibliométricos ou cientométricos: análise bibliométrica e revisão sistemática. 195f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-12042023-125534
PRIEGO, Laia Pujol; WAREHAM, Jonathan; ROMASANTA, Angelo Kenneth S. The puzzle of sharing scientific data. Industry and Innovation, v. 29, n. 2, p. 219–250, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13662716.2022.2033178
RAMOS, José Ricardo da Silva. A semiologia e a educação física: um diálogo com Betti e Parlebas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 21, n. 2, 2000. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/795. Acesso em: 3 jun. 2023.
RIBAS, João Francisco Magno. Contribuições da praxiologia motriz para a educação física escolar: ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2002.229171
SÁNCHEZ GARCÍA, Raul. Towards an epistemological critique of motor praxeology. Apunts: Educación Física y Deportes, v. 104, p. 11–20, 2011. DOI: https://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2011/2).104.01
SARAVÍ, Jorge Ricardo. Skate en el Gran La Plata: lógica interna, logica externa y educación física. Tese (Doutorado em Ciencias de la Educación) - Universidad Nacional de La Plata, La Plata, 2019. DOI: https://doi.org/10.35537/10915/87451
SERRANO-SÁNCHEZ, José Antonio; NAVARRO-ADELANTADO, Vicente. Revisión crítica y epistemológica de la praxiología motriz. Apunts: Educación Física y Deportes, v. 39, p. 7–30, 1995. Disponível em: https://revista-apunts.com/revision-critica-y-epistemologica-de-la-praxiologia-motriz/. Acesso em: 3 jun. 2023.
SEVERIANO JUNIOR, Ely; CUNHA, Diego de Oliveira Da; ZOUAIN, Deborah Moraes; GONÇALVES, Clayton Pereira. Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de Administração. Revista Eletrônica de Administração, v. 27, n. 2, p. 343–374, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103796. Acesso em: 3 jun. 2023.
SOUZA, Doralice Lange de; CUNHA, Andressa Caroline Portes da. O perfil da produção de artigos relacionados com o esporte nos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil (2010-2016). Movimento, v. 26, p. e26002, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.90546
TANI, Go; DREWS, Ricardo; CORRÊA, Umberto Cesar. Tendências da produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq da área de educação física. Movimento, v. 26, p. e26088, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.105434
TENOPIR, Carol; ALLARD, Suzie; DOUGLASS, Kimberly; AYDINOGLU, Arsev Umur; WU, Lei; READ, Eleanor; MANOFF, Maribeth; FRAME, Mike. Data sharing by scientists: practices and perceptions. PLOS ONE, v. 6, n. 6, p. e21101, 2011. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0021101
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
