Processo de Revisão Pelos Pares: Por que São Rejeitados os Manuscritos Submetidos a um Periódico Científico?

Autores

  • Ivone Job Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alexandre Trindade Faculdade Luterana, RS
  • Ana Maria Mattos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.8830

Palavras-chave:

Revisão pelos pares. Comunicação e divulgação científicas. Manuscritos.

Resumo

Quando os pesquisadores enviam os resultados de suas investigações para publicação, tem sua produção intelectual avaliada pelos membros da comunidade científica. O processo, denominado sistema de arbitragem, de avaliação de originais, de avaliação pelos pares, referee system ou peer review, consiste no uso de árbitros para assessorar a avaliação dos manuscritos submetidos para publicação. Quando submetido a um processo de análise, as possibilidades de publicação do manuscrito são três: aprovado; aceito sujeito a correções ou rejeitado, e pode apresentar um caráter pedagógico ou punitivo. Este estudo analisa 191 pareceres referentes a manuscritos enviados a um periódico no período de 1997 até 2007, com a finalidade de conhecer os motivos que levaram os avaliadores à sua rejeição para publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Job, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Doutoranda no PPG em Ciências do Movimento Humano (ESEF/UFRGS). Biibliotecária da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, bibliometria, revista científica, biblioteca universitária, repositório institucional, editoraçao eletrônica.

Alexandre Trindade, Faculdade Luterana, RS

Professor de Educação Física. Bibliotecário da Faculdade Luterana São Marcos. Alvorada, RS.

Ana Maria Mattos, UFRGS

Doutoranda em Ciência da Informação da UFMG. Bibliotecária da Escola de Administração da UFRGS

Publicado

2009-06-03

Como Citar

JOB, I.; TRINDADE, A.; MATTOS, A. M. Processo de Revisão Pelos Pares: Por que São Rejeitados os Manuscritos Submetidos a um Periódico Científico?. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 35–55, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.8830. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/8830. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais