Aventura, práticas de orientação e formação de professores

a potência do pensamento freireano para o ensino superior

Autores

  • Fernanda Leocadio Bitencourt Sombra Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Volta Redonda, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7911-5921
  • Cassio Martins Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Volta Redonda, RJ, Brasil
  • Marcelo Paraiso Alves Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Volta Redonda, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6236-3224

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.128706

Palavras-chave:

Prática Interdisciplinar, Formação de Professores, Educação Básica

Resumo

O presente estudo objetivou visibilizar as Práticas de Orientação desenvolvidas com estudantes de um curso de Licenciatura em Educação Física localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro.  O trabalho possui como centralidade o processo de ensino de uma sequência didática elaborada a partir das Práticas de Orientação, priorizando o manuseio da bússola e a elaboração de croqui para encontrar os azimutes.  Metodologicamente aproximou-se dos estudos nos/dos/com os cotidianos escolares se apoiando epistemologicamente na pedagogia freireana. Utilizou o caderno de campo, o registro de imagens e relatórios dos (as) estudantes como fonte de produção de dados. Os resultados revelaram que: primeiro, a potência do pensamento freireano ao se pensar o ensino contextualizado; segundo, a possibilidade de se pensar em processos didáticos singulares a cada realidade local; terceiro, a motivação dos (as) estudantes ao se depararem com uma cultura corporal de movimento desconhecida, ampliando as experiências dos (as) estudantes.  

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

SOMBRA, F. L. B.; MARTINS, C.; PARAISO ALVES, M. Aventura, práticas de orientação e formação de professores: a potência do pensamento freireano para o ensino superior. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29062, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.128706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/128706. Acesso em: 20 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais