Atividades circenses como objeto de ensino da Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.123072Palavras-chave:
Educação, Ensino, Educação Física, CircoResumo
O ensaio advém de estudos teóricos para sustentar a introdução das atividades circenses na escola e objetiva apresentar as atividades circenses como objeto de ensino da Educação Física (EF) escolar, um dos possíveis modos para introduzir os alunos no universo da cultura corporal de movimento. O método escolhido conceitualiza os objetos de Ensino da EF em uma perspectiva histórico-cultural. Adotam-se duas ações metodológicas na análise e sistematização dos significados da proposta no âmbito escolar: episódios históricos das práticas corporais circenses e os conhecimentos pedagógicos produzidos. A seleção didática de abordagem do conteúdo demonstra as atividades circenses como um fenômeno humano, construído por um segmento da sociedade cujas significações englobam o saber fazer e o saber sobre esse fazer. A introdução e os avanços da temática, na escola, ainda encontram dificuldades para a sua consolidação, principalmente pela descontinuidade didática do objeto de ensino.
Downloads
Referências
BOLOGNESI, Mario Fernando. O novo-velho circo. Moringa - Artes do Espetáculo, v. 9, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/43624. Acesso em: 7 dez. 2022.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. A perna de pau circense – o mundo sob outra perspectiva. Motriz, v. 9, n. 3, p. 125-133, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, v. 2, n. 2, p. 43-55, jul. 2011. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1256. Acesso em: 11 nov. 2021.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo y educación física: los juegos circenses como recurso pedagógico. Revista Stadium, n. 195, 2006. Disponível em: https://multiblog.educacion.navarra.es/jmoreno1/files/2010/06/Stadium_2006_Juegos_Circenses.pdf. Acesso em: 01 nov. 2021.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; MACHADO, Gustavo Arruda. Reflexões sobre o Circo e a Educação Física. Corpoconsciência, v. 7, n. 2, p. 39-70, 2003. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3923. Acesso em: 19 out. 2021.
BRACHT, Valter. Educação Física no ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. p. 1-14, nov. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7170-3-6-educacao-fisica-ensino-fundamental-walter-bracht&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 2 mar. 2023.
BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, ed. 242, p. 120, dez. 2018. seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em: 6 mar. 2023.
CARAMÊS, Aline de Souza et al. Atividades circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer. Motrivivência, ano XXIV, n. 39, p. 177-185, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p177.
CARDANI, Leonora Tanasovici et al. Atividades circenses na escola: a prática dos professores da rede municipal de Campinas-SP. Revista Brasileira de Ciência & Movimento, v. 25, n. 4, p. 128-140, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v25i4.7723
CASTRO, Alice Viveiro de. A arte do insólito. Revista Continente Cultural, n. 77, maio. 2007. Disponível em: https://www.circonteudo.com/colunista/a-arte-do-insolito-2/. Acesso em: 15 out. 2021.
CASTRO, Alice Viveiro de. O elogio da bobagem – palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Ed. Família Bastos, 2005.
CORSI, Laís. Marconato; DE MARCO, Ademir; ONTAÑÓN, Teresa Barragán. Educação Física na educação infantil: proposta interdisciplinar de atividades circenses. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.51387
DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da Educação Física escolar. In: DARIDO, Suraya; RANGEL, Irene C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-79. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view. Acesso em: 12 dez. 2022.
DE BLAS, Xavier; MATEU, Mercé. El circo y la expresión corporal. In: JORNADAS PROVINCIAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, VI, 2000, Calatayud. Anais [...]. Calatayud 2000. Disponível em: ,https://www.circoteca.cl/2019/05/el-circo-y-la-expresion-corporal-texto-marce-mateu_-xavi-de-blas-2000/. Acesso em: 15 out. 2021.
DUPRAT, Rodrigo Mallet. Atividades circenses: possibilidades e perspectivas para a educação física escolar. 2007. 122 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/394904. Acesso em: 19 out. 2021.
DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação Física escolar pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63. Acesso em: 2 nov. 2021.
DUPRAT, Rodrigo Mallet; ONTAÑÓN, Teresa Barragán; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho Atividades circenses. In: JAIME GONZÁLEZ, Fernando; DARIDO, Cristina Suraya; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (org.). Ginástica, Dança e Atividades Circenses. Maringá: Eduem, 2. ed., 2017. v. 3, 232 p. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/170987. Acesso em: 5 nov. 2021.
DUPRAT, Rodrigo Mallet; PÉREZ-GALLARDO, Jorge Sergio. Arte circense no âmbito escolar. Ijuí: Unijuí, 2010.
EISENSTADT, S. N. De geração a geração. São Paulo: Perspectiva, 1976.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Cristina Suraya; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (org.). Ginástica, dança e atividades circenses. 2. ed. Maringá: Eduem, 2017.
HAMMES, Lúcio Jorge. Aprendizados de convivência e a formação de capital social: um estudo sobre grupos juvenis. 205 f. Tese (doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2005. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2509. Acesso em: 2 mar. 2023.
INVERNÓ, Josep. El circo en la escuela. Revista Tándem, n. 16, p. 71-83, jul. 2004. Disponível em: https://www.circoteca.cl. Acesso em: 3 nov. 2021.
KRONBAUER, Gláucia Andreza; NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura. Circo, educação e continuidade: a criação da escola nacional e a formação do artista no Brasil entre 1975-1984. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, n. 2, p. 578-604, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650407
LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Dentro e fora da lona: continuidades e transformações na transmissão de saberes a partir das escolas de circo. Repertório, ano 23, n. 34, p. 142-163, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/35551. Acesso em: 1 nov. 2022.
MELLO, Elena Maria Billig; RORATO, Adriana; SILVA, Luciane Grecilo da. BNCC para que(m)? Disfarces e contradições num processo marcado por muitas (in)definições. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA REGIONAL DA ANPED, XII, 2018, Porto Alegre. Trabalho apresentado no GT 09 - Currículo. Porto Alegre, Anais [...], Porto Alegre: ANPEd-Sul, 2018.
MESSIAS, Adria Maria; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Atividades circenses na Educação Física: possibilidades e limites para a educação infantil. Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, v. 5, n. 1, p. 96–105, 2021. DOI: https://doi.org/10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105
MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes. Circo: desafios para a consolidação científica de uma arte secular. [entrevista a] Marco Antonio Coelho Bortoleto. REB: Revista de estudios brasileños, v. 6, n. 13, p. 187-200, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reb/issue/view/11379. Acesso em: 02 nov. 2021.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da educação física. Movimento, v. 24, n. 2, p. 677-690, abr./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.77157
NEGRINE, Airton. Corpo na Educação Infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. 234 p.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223. jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.001
ONTAÑÓN, Teresa Barragán. Atividades circenses na educação física escolar: equilíbrios e desequilíbrios pedagógicos. 2012. 142 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Campinas, 2012. Disponível em: http://acervus.unicamp.br/index.asp?codigo_sophia=864390. Acesso em: 9 nov. 2021.
ONTAÑÓN, Teresa Barragán; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Todos a la pista: el circo en las clases de educación física. Apunts. Educación Física y Deportes, n. 115, p. 37-45, 2014. DOI: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2014/1).115.03
ONTAÑÓN, Teresa Barragán; BORTOLETO, Marco Antonio; SILVA, Ermínia. Educación corporal y estética: las actividades circenses como contenido de la educación física. Revista Iberoamericana de Educación, v. 62, n. 62, p. 233-243, maio. 2013. DOI: https://doi.org/10.35362/rie620592
ONTAÑÓN, Teresa Barragán; DUPRAT, Rodrigo; BORTOLETO, Marco Antonio. Educação Física e atividades circenses: “o estado da arte”. Movimento, v. 18, n. 2, p. 149-168, abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.22960
ONTAÑÓN, Teresa Barragán; LOPES, Daniel de Carvalho; RODRIGUES, Gilson Santos; CARDANI, L. T.; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. CORPO e arte: uma proposta pedagógica na Educação Física a partir da bola de equilíbrio circense. Educacion fisica y ciência, v. 21, n. 2, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e076
PÉREZ-GALLARDO, Jorge Sérgio; GUTIÉRREZ, Luis Linzmayer. As relações do circo com a escola. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à Pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.
RIBEIRO, Camila da Silva et al. O “não lugar” do circo na escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 34, n. 1, p. 247-263, jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.16128
RODRIGUES, Gilson Santos; MELO, Caroline Capellato; MAZZEU, Thaíse Rittmeister; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades circenses na Educação Física escolar: análise sistemática da produção bibliográfica (2016-2020). Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 167–173, nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27491
SILVA, Erminia. Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. Organização Itaú Cultural. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2022. 440 p., E-pub.
SILVA, Erminia. O circo: sua arte e seus saberes: o circo no Brasil do final do século XIX a meados do XX. 1996. 162 f. Dissertação (mestrado em História Social) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Campinas, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/279775. Acesso em: 19 out. 2021.
SILVA, Erminia; ABREU, Luís Alberto de. Respeitável público… o circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da Educação no Corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. Disponível em: https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2013/11/imagens-da-educac3a7c3a3o-no-corpo-carmen-lucia-soares.pdf . Acesso em: 29 out. 2021.
TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Vamos brincar de circo: corpo “em arte” na Educação Infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, v. 3, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4656
ZAIM-DE-MELO, Rogério. Vai, vai, começar a brincadeira: as atividades na extensão universitária. Em Extensão, v. 18, n. 2, p. 178-185, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-47997
ZANELLA, Liana. Aprendizagem: uma introdução. In: LA ROSA, Jorge. (org.). Psicologia e educação: o significado do aprender. 6. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 23-38.
ZANOTTO, Luana; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Atividades circenses na educação física: transformando a escola em picadeiro. Corpoconsciência, v. 20, n. 2, p. 23-32, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308. Acesso em: 15 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
