Atividades circenses como objeto de ensino da Educação Física Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.123072

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Educação Física, Circo

Resumo

O ensaio advém de estudos teóricos para sustentar a introdução das atividades circenses na escola e objetiva apresentar as atividades circenses como objeto de ensino da Educação Física (EF) escolar, um dos possíveis modos para introduzir os alunos no universo da cultura corporal de movimento. O método escolhido conceitualiza os objetos de Ensino da EF em uma perspectiva histórico-cultural. Adotam-se duas ações metodológicas na análise e sistematização dos significados da proposta no âmbito escolar: episódios históricos das práticas corporais circenses e os conhecimentos pedagógicos produzidos. A seleção didática de abordagem do conteúdo demonstra as atividades circenses como um fenômeno humano, construído por um segmento da sociedade cujas significações englobam o saber fazer e o saber sobre esse fazer. A introdução e os avanços da temática, na escola, ainda encontram dificuldades para a sua consolidação, principalmente pela descontinuidade didática do objeto de ensino.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Lacerda Lence, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jaguarão, RS

Licenciado em Educação Física. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Pampa. Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal do Pampa.

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa (Unipampa/CNPq), Jaguarão, RS

Doutor em Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

LENCE, L. F. L.; SELAU, B. Atividades circenses como objeto de ensino da Educação Física Escolar. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29019, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.123072. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/123072. Acesso em: 6 maio. 2025.

Edição

Seção

Ensaios