O ESPORTE NÁUTICO E A DINÂMICA DA HÉLICE TRÍPLICE NO PROJETO GRAEL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Daniel Corrêa de Mattos Universidade Salgado de Oliveira
  • Carlos Alberto Figueiredo da Silva Universidade Salgado de Oliveira e Centro Universitário Augusto Motta
  • José Pedro Sarmento Rebocho Lopes Universidade do Porto
  • José Maurício Capinussú Universidade Salgado de Oliviera

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.11612

Palavras-chave:

Educação Física, Desenvolvimento local, Esporte

Resumo

Alguns projetos desenvolvidos no âmbito do esporte têm se destacado por apresentarem modelos inovadores. Este estudo focaliza o Projeto Grael e suas relações com o governo, com a indústria e com a universidade. Tem como objetivo geral promover a reflexão sobre o papel do esporte no desenvolvimento de regiões. O modelo teórico da hélice tríplice é utilizado para analisar a participação de diferentes atores. A conclusão aponta que o principal parceiro do projeto é a prefeitura da cidade de Niterói. A atuação das indústrias, basicamente, situa-se no âmbito do patrocínio. A universidade participa de forma tímida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Corrêa de Mattos, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira. Docente do Centro Universitário Augusto Motta.

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira e Centro Universitário Augusto Motta

É licenciado em Educação Física pela Universidade Gama Filho e bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Sua carreira acadêmica inclui estágio de pós-doutoramento na Universidade do Porto - Gabinete de Gestão Desportiva; doutorado em Educação Física (Área de Concentração: Educação Física e Cultura) pela Universidade Gama Filho; mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho; especialização em Didática e Metodologia do Ensino na Universidade Estácio de Sá. Atualmente exerce o cargo de Pró-reitor de Ensino do Centro Universitário Augusto Motta e atua como professor titular da Universidade Salgado de Oliveira, no programa de mestrado em Ciências da Atividade Física. Professor no ensino superior, no Brasil, desde 1979, além da docência, tem experiência na área de gestão educacional. Implantou o curso de Licenciatura Plena em Educação Física e exerceu o cargo de coordenador no Centro Universitário Celso Lisboa, em 2002. Foi também coordenador do curso de Licenciatura Plena em Educação Física do Centro Universitário Augusto Motta, de 2003 a 2005. Em seguida, na mesma instituição, exerceu os cargos de Diretor de Pesquisa, em 2005, Pró-reitor de Pesquisa de 2006 a 2007 e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, de 2007 a 2009.Em sua gestão acadêmica, nesta instituição, foram implantados dois programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local e Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação), um programa de pós-graduação lato sensu presencial com mais de 50 cursos, um programa de pós-graduação lato sensu a distância com 14 cursos e um programa de Iniciação Científica na graduação. Além de atuar no ensino superior, foi professor no Ensino Fundamental e no Ensino Médio no Colégio da Cidade e professor concursado pelo município de Duque de Caxias, exercendo suas atividades no CIEP Célia Rabelo. Na área esportiva, foi treinador de basquetebol em diversos clubes do Rio de Janeiro e também no desporto universitário, técnico da seleção carioca feminina de basquetebol universitário, bem como desenvolveu ações em projetos esportivos sociais na Cidade de Deus e na Mangueira pela Fundação Roberto Marinho. Tem experiência na área de gestão educacional, gestão esportiva, pesquisa e educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte e desenvolvimento local, educação física, etnometodologia, relações étnico-raciais e esporte, inclusão social, projetos esportivos sociais.

José Pedro Sarmento Rebocho Lopes, Universidade do Porto

Doutor em Ciências do Desporto. Director do Curso de Mestrado em Gestão Desportiva na Universidade do Porto.

José Maurício Capinussú, Universidade Salgado de Oliviera

Doutor em Comunicação e Cultura. Docente da Universidade Salgado de Oliveira.

Downloads

Publicado

2010-07-25

Como Citar

MATTOS, D. C. de; SILVA, C. A. F. da; LOPES, J. P. S. R.; CAPINUSSÚ, J. M. O ESPORTE NÁUTICO E A DINÂMICA DA HÉLICE TRÍPLICE NO PROJETO GRAEL: UM ESTUDO DE CASO. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 219–237, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.11612. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11612. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais