A DIVERSIDADE NAS IMAGENS DOS MANUAIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.112065

Palavras-chave:

Materiais de ensino. Educação Física. Imagem Corporal. Diversidade cultural.

Resumo

A imagem é uma linguagem icônica com o poder de transmitir informações, reproduzir estereótipos e influenciar o professor. Este estudo trata dos manuais do professor de Educação Física elaborados no Brasil e aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (BRASIL, 2017). Especificamente, analisa as imagens de pessoas neles existentes, com vistas a verificar se existem estereótipos relacionados às práticas corporais. Foi realizada a análise com 854 imagens por meio dos testes de Xis ao Quadrado de independência que revelaram estereótipos relacionados às práticas corporais. Os resultados mostram a predominância de grupos mistos de crianças, com corpos ectomorfos, de cor ou raça branca e sem deficiência. Embora a diversidade de sexos esteja representada, os materiais ainda favorecem a reprodução de estereótipos e grupos hegemônicos tradicionais, perpetuando a invisibilidade da diversidade de corpos, de cor ou raça e de pessoas com deficiência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Pós-Doutor em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Doutor em Educação Física. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó.

Irene Moya Mata, Universidade de Valência (UV)

Doutora em Pesquisa e Desenvolvimento. Professora da Universidade de Valência (UV)

Alexandra Valencia Peris, Universidade de Valência (UV)

Doutora em Educação. Professora da Universidade de Valência (UV)

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí.

 

José Devís Devís, Universidade de Valência (UV)

PhD em Filosofia e Ciências da Educação. Professor Catedrático da Universidade de Valência (UV)

Downloads

Publicado

2021-09-18

Como Citar

LORO, A. P.; MATA, I. M.; PERIS, A. V.; NUNES, M. A. L.; DEVÍS, J. D. A DIVERSIDADE NAS IMAGENS DOS MANUAIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27049, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.112065. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/112065. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais