A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DA DIDÁTICA DAS DISCIPLINAS AO CONHECIMENTO DO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.106849

Palavras-chave:

Currículo. Formação em Educação Física. Licenciatura.

Resumo

O artigo discute sobre a profissionalização em ciências da educação e sua relação com a formação universitária de professores de Educação Física. São consideradas três hipóteses que devem ser superadas no contexto de um desenvolvimento curricular: a diferença entre ciência da disciplina e didática da disciplina; a diferença entre o conhecimento biográfico, as expectativas dos estudantes de Educação Física e o conhecimento da disciplina que deve ser transmitido; e a diferença entre a didática das disciplinas e o conhecimento do ensino ou a transformação do conhecimento didático das disciplinas em conhecimento do ensino. Para exemplificar a discussão é apresentada uma proposta curricular modularizada à formação de professores de Educação Física, elaborada pelos autores durante o desenvolvimento de um projeto curricular internacional e, na sequência, um Módulo com o objetivo de mostrar sua estrutura baseada na teoria educacional da autoeducação e na teoria dialógica do movimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reiner Hildebrandt-Stramann, Technische Universität Braunschweig

Prof. Dr. Prof. h. c. Reiner Hildebrandt-Stramann

Technische Universität Braunschweig

Seminar für Sportwissenschaft und Bewegungspädagogik

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá. (UEM). Universidad Catolica del Maule (UCM)

Pós-Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Professor Visitante da Universidad Catolica del Maule.

Marli Hatje, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-Doutora pelo Institut für Sportwissenschaft und Bewegungspädagogik da Technische Universität de Braunschweig. Professora Titular do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

Luciana Erina Palma, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Ciência do Movimento Humano (UFSM).Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Centro de Educação Física e Desportos - CEFD

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; OLIVEIRA, A. A. B. de; HATJE, M.; PALMA, L. E. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DA DIDÁTICA DAS DISCIPLINAS AO CONHECIMENTO DO ENSINO. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27021, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.106849. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/106849. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais