PRAXIOLOGIA MOTRIZ E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: Entrevista com Pierre Parlebas, professor da Universidade Paris Descartes (Paris V – Sorbonne Cité)

João Francisco Magno Ribas, Flávia Franco

Resumo


Este texto é o resultado de uma entrevista realizada, em junho de 2015, com o Dr. Pierre Parlebas, idealizador da Praxiologia Motriz. A entrevista se estruturou em três momentos e teve o objetivo de estabelecer as relações entre o conhecimento praxiológico e a organização do trabalho pedagógico e da didática na Educaçao Física. Iniciou-se questionando a respeito das características epistemológicas do conhecimento praxiológico. Em seguida, verificou-se como o professor situa o conhecimento praxiológico no campo da Educação Física. Finalizou-se a entrevista solicitando que o autor apresentasse as relações entre Praxiologia Motriz, Trabalho Pedagógico e Didática.


Palavras-chave


Ensino. Educação Física. Conhecimento. Entrevista

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.94580

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment