ENTRE O PASSADO E O FUTURO: UMA DESCRIÇÃO DA PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA LITERATURA ANGLÓFONA

Autores

  • Felipe Quintão Almeida UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.91416

Palavras-chave:

Educação Física. Pedagogia Crítica. Epistemologia.

Resumo

O artigo apresenta uma descrição da pedagogia crítica da Educação Física na literatura anglófona. Metodologicamente, baseia-se numa revisão realizada em livros e periódicos que publicam textos a respeito dessa pedagogia em língua inglesa. A análise evidencia as influências teóricas de tal perspectiva, as críticas produzidas pelo discurso sociocrítico (e contra ele) e oferece uma visão sobre seu desenvolvimento nos últimos anos. Expõe, como expressão do pluralismo que o caracteriza, dois exemplos atuais da pedagogia crítica no âmbito da literatura consultada, com ênfase nos desafios futuros dessa tradição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Quintão Almeida, UFES

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Licenciando em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: educação física escolar e epistemologia da educação física. Entre 2010 e 2018, foi editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e do Cadernos de Formação RBCE . Foi Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Espírito Santo (gestão 2010-2012). Atuou como vice-secretário entre 2012-2014. Foi Coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, na gestão 2011-2013 e 2017-2019. Foi Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2017).

 

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

ALMEIDA, F. Q. ENTRE O PASSADO E O FUTURO: UMA DESCRIÇÃO DA PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA LITERATURA ANGLÓFONA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25078, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.91416. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/91416. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais