O DESAFIO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SISTEMATIZAÇÕES DE UMA PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA

Ivan Carlos Bagnara, Paulo Evaldo Fensterseifer

Resumo


Objetivando identificar os obstáculos que emergem durante o processo de elaboração curricular e compreender como os professores encaminham as soluções para eles, desenvolvemos, na perspectiva qualitativa, uma pesquisa-ação, da qual participaram dois professores de Educação Física. Os dados produzidos suscitaram cinco categorias para análise: seleção dos conteúdos, conhecimentos escolares, complexificação dos conteúdos, tempos escolares e aporte teórico. Ao analisá-las, pode-se concluir que assumir as responsabilidades inerentes ao trabalho docente possibilita ao professor, ao mesmo tempo, levantar problemas e forjar soluções, as quais devem ser propostas com o auxílio de todos os envolvidos no processo educativo, incluindo as instituições formadoras.

 


Palavras-chave


Conhecimento. Currículo. Educação Física.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.82888



 

 


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