PESQUISA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E OS “ESTUDOS NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS”: ENTRE O CONTEXTUALISMO E A TRANSCENDÊNCIA

Autores

  • Thiago da Silva Machado Centro Universitário Católica de Vitória (UCV)
  • Valter Bracht LESEF-CEFD (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.78334

Palavras-chave:

Educação Física. Educação. Pesquisa. Teoria social.

Resumo

Trata de um estudo teórico que discute a pesquisa pedagógica em Educação Física (EF), problematizando a pertinência da adoção da perspectiva dos “estudos nos/dos/com os cotidianos” (FERRAÇO, 2007) como artefato teórico-metodológico alternativo às pesquisas clássicas. Destaca positivamente os aspectos metodológicos e o tipo de valorização da produção docente preconizada nestas investigações. Considera, frente ao diagnóstico acerca das práticas pedagógicas da EF Escolar, a necessidade de manutenção de um tipo de teorização pedagógica ainda dotada de um referente normativo crítico. Sugere, por fim, a assunção da proposta de “reconstrução normativa” de Axel Honneth (2015), a fim de potencializar a noção de uma “crítica imanente” nas pesquisas pedagógicas da EF.

 

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Biografia do Autor

Thiago da Silva Machado, Centro Universitário Católica de Vitória (UCV)

Mestre em Educação Fisica - PPGEF-UFES

Valter Bracht, LESEF-CEFD (UFES)

Prof. Doutor - PPGEF - UFES

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

MACHADO, T. da S.; BRACHT, V. PESQUISA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E OS “ESTUDOS NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS”: ENTRE O CONTEXTUALISMO E A TRANSCENDÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 319–330, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.78334. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/78334. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Ensaios