CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIMENSÕES DAS BRINCADEIRAS POPULARES, DA DANÇA, DA EXPRESSÃO CORPORAL E DA GINÁSTICA

Autores

  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.7221

Palavras-chave:

Educação fundamental. Conhecimento. Educação Física. Jogos e brinquedos.

Resumo

Este texto visa apresentar reflexões didático-pedagógicas para a educação física escolar a partir do núcleo "o movimento em expressão e ritmo", proposto por Oliveira (2004). Tais reflexões envolvem aspectos conceituais, campo de conhecimento e orientações metodológicas para o trato com os seguintes saberes: brincadeiras populares, dança, expressão corporal e ginástica. O intuito dessa abordagem teórica é propor encaminhamentos que possam subsidiar o trabalho do professor, instigando-o ao diálogo com os conhecimentos rítmico-expressivos e, conseqüentemente, com sua materialização no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Escola. Ensino. Conhecimento.

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Biografia do Autor

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2010-01-06

Como Citar

BARBOSA-RINALDI, I. P.; LARA, L. M.; OLIVEIRA, A. A. B. de. CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIMENSÕES DAS BRINCADEIRAS POPULARES, DA DANÇA, DA EXPRESSÃO CORPORAL E DA GINÁSTICA. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 243–256, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.7221. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/7221. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Ensaios