EPISÓDIOS MARCANTES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VALORIZANDO AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS POR MEIO DE NARRATIVAS

Eliane Isabel Fabri, Fernanda Rossi, Lilian Aparecida Ferreira

Resumo


A escola, lugar no qual os estudantes passam um tempo considerável e intenso de relações, se constitui como um cenário de possibilidades de construção de experiências. Este estudo buscou identificar e analisar os episódios, em formato de casos de ensino, escritos por alunos do ensino médio sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. As experiências narradas pelos alunos trouxeram indagações aos professores de Educação Física no sentido de mobilizar o saber orgânico para um saber verbalizado, constituindo com isso uma pedagogia que reconheça efetivamente a experiência discente como um saber.

 


Palavras-chave


Aprendizado baseado em problemas. Ensino fundamental e médio. Narração.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56785



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment