A exclusão nas aulas de educação física: fatores associados com participação de alunos com deficiência

Maria Luíza Tanure Alves, Edison Duarte

Resumo


O estudo tem como objetivo analisar os fatores relacionados com a exclusão do aluno com deficiência nas aulas de educação física. O estudo contou com a participação de três estudantes (entre 12 e 21 anos) com deficiência visual ou física. Foram utilizados a entrevista semi-estruturada e anotações de campo como instrumentos de medida. As entrevistas seguiram roteiro pré-estruturado com questões relativas à percepção subjetiva de exclusão para o aluno com deficiência. Para estes, a exclusão está associada com a falta de adaptação nas aulas, isolamento social e sentimento de inferioridade. Estes três fatores se apresentam de forma associada e conjunta.

 

 


Palavras-chave


Educación Física. Ninõ con discapacidad. Equidad

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.32043



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment