VIDA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O PESSOAL E O PROFISSIONAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Núbia Zorzanelli dos Santos CEFD/UFES
  • Felipe Quintão Almeida CEFD/UFES
  • Valter Bracht CEFD/UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3067

Palavras-chave:

Biografia como assunto. Docentes, história. Prática profissional. Educação Física.

Resumo

Trata do ciclo de vida de três professores de educação física no contexto escolar, numa análise que combina elementos biográficos àqueles relacionados com a carreira profissional. Investiga questões referentes à formação dos professores, desde suas experiências escolares na infância e adolescência até o posterior itinerário profissional em educação física. Finaliza apontando algumas conseqüências para a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Zorzanelli dos Santos, CEFD/UFES

Núbia Zorzanelli dos Santos possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Sua experiência profissional é na área da recreação e da iniciação esportiva. Tem realizado estudos no campo da educação, específicadamente em estudos sobre as histórias de vida de professores no exercício da docência em educação física.

Felipe Quintão Almeida, CEFD/UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). Doutorando em Educação pela mesma instituição (CED/UFSC). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase nas discussões concernentes às suas atividades epistemológicas. Compõe a comissão editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a comissão científica do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Entre outros trabalhos, destaca-se o co-autoria do livro Emancipação e diferença na educação: uma leitura com Bauman (São Paulo: Editora Autores Associados, 2006). (Texto informado pelo autor)

Valter Bracht, CEFD/UFES

Possui doutorado - Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo e membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF). Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao fisica escolar, formação continuada de professores, educacao e epistemologia.

Publicado

2009-02-16

Como Citar

SANTOS, N. Z. dos; ALMEIDA, F. Q.; BRACHT, V. VIDA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O PESSOAL E O PROFISSIONAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 141–165, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.3067. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3067. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais