O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: Estudo de Caso de uma prática pedagógica "inovadora"

Paulo Carlan, Elenor Kunz, Paulo Evaldo Fensterseifer

Resumo


Este texto é parte da investigação de tese que teve como objetivo compreender a prática pedagógica de um professor colaborador no trato do conhecimento do esporte na Educação Física de 5ª a 8ª séries. A escolha deste caso justifica-se por reconhecer na prática do professor o caráter “inovador”, em especial no tratamento do conteúdo Esporte que busca superar o paradigma da racionalidade instrumental. O professor colaborador não desconsidera o esporte enquanto conteúdo da Educação Física escolar, mas o recoloca numa dimensão de articulação do fenômeno esporte entre os universos epistemológico e pedagógico.

 


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Esporte; Conteúdo; Prática Pedagógica

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.29643

Direitos autorais



Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment