A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA CAPITAL DO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Olakson Pinto Pedrosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondonia - RO
  • Andréa Fachel Leal Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.26461

Palavras-chave:

Promoção da Saúde. Pessoal de saúde. Educação Física. Saúde da Família.

Resumo

O estudo objetiva analisar a percepção dos médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre a inserção do profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de entrevistas em profundidade, de cunho etnográfico. Constatou-se que os participantes do estudo têm posicionamento favorável à inserção dos profissionais de Educação Física na ESF e que consideram necessário repensar a formação profissional para que suas ações sejam efetivas. No entanto, não possuem conhecimento sobre a portaria ministerial que criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olakson Pinto Pedrosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondonia - RO

Mestre em Saúde Coletiva pelo PPGSC da Ulbra de Canoas (2010). Possui Especialização em Treinamento Físico pela UNIR - RO (2004). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UNIR - RO(1992). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Rondônia - IFRO. Professor de nível superior das disciplinas: Atividade Física e Saúde, Fisiologia do Exercício, Musculação, Treinamento Físico, Cineantropometria e Nutrição Desportiva. Professor de Educação Física Escolar do Ensino Fundamental e médio.. Palestrante de temas relacionados à qualidade de vida e Exercício Físico na promoção da saúde.

Andréa Fachel Leal, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Bacharelado, 1997 e Licenciatura, 1999), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora e pesquisadora da Medicina e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPACS-UFRGS) e do Centro de Estudos da AIDS do Rio Grande do Sul (CEARGS). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e monitoramento, HIV/AIDS, sexualidade e reprodução, organizações não governamentais e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2012-05-22

Como Citar

PEDROSA, O. P.; LEAL, A. F. A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA CAPITAL DO NORTE DO BRASIL. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 235–253, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.26461. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/26461. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais