O porquê de investigar: estado atual e tendências futuras nas pesquisas em Educação Física.

David Kirk

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar as tendências atuais e futuras nas pesquisas em educação física na Europa. Meu ponto de partida é a afirmação da importância vital e da relevância da pesquisa em educação física e o porque a investigacao é importante para a área. Para atingir esse objetivo, comento as tendências atuais e futuras da investigação europeia publicadas em quatro periódicos científicos editados  em Inglês na última década (2000-2009) para fornecer um contexto analítico e uma perspectiva. Começo o artigo com um relatório sobre a percentagem de trabalhos  europeus, que foram publicados nessas revistas, o país de origem dos autores e dos assuntos dos artigos. Em seguida, identifico algumas tendências nestas publicações e analiso em particular, uma comparação entre as duas metades da década. Finalmente, estruturo em âmbito mais vasto o contexto da pesquisa em educação física e formulo cinco perguntas que nos levam a uma reflexão crítica sobre temas importantes para o futuro da pesquisa em nosso campo. Através de cada uma destas questões e problemas que surgem, procuro mostrar porque a pesquisa em educação física é importante, sendo por por isso, necessário envolver mais e mais pessoas.


Palavras-chave


Publicações periódicas como assunto. Pesquisa. Literatura de Revisão como Assunto. Educação física.

Texto completo:

PDF-EN PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.12745



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment