O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA SCOPING REVIEW DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.112069

Palavras-chave:

Revisão. Ensino. Prática Profissional. Educação Física.

Resumo

Esta scoping review visou mapear a produção de conhecimento (teses e dissertações) sobre estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física no Brasil entre 1996 e 2019, com o horizonte de identificar fatores contributivos para o processo de profissionalização do ensino. Ancorada em Arksey e O’malley (2005) e no guia “Prisma-ScR” (TRICCO et al., 2018), as buscas ocorreram nas plataformas online Capes e BDTD, com os descritores: “Estágio Curricular Supervisionado”; “Estágio Supervisionado”; “Estágio Curricular”; “Prática de Ensino”; “Estágio Supervisionado” AND “Formação de Professores”, combinados com AND “Educação Física”, identificando-se 62 trabalhos (46 dissertações e 16 teses). Os dados revelam um crescimento de pesquisas entre 2012-2019, maior concentração no eixo Sul/Sudeste (83%) e escassez nas Regiões Norte (3%), Nordeste (11%) e Centro-Oeste (3%). Transversalmente as pesquisas evidenciaram a necessidade de efetivação da parceria universidade-escola ao nível dos papéis formativos das instituições e dos atores envolvidos nos estágios.

 

                              

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué José de Carvalho Filho, Universidade Federal de Rondônia-UNIR Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Doutorando em Educação (PPGE-UNESP), Mestre em Educação (UNIR, 2015), especialização lato sensu em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares (AESA/FARO, 2005). Graduação em Pedagogia (UNINTER, 2017). Graduação Licenciatura Plena em Educação Física (UNIR, 1997). Graduação em Direito (FARO, 2005). Possui experiência docente nas disciplinas: Estágio Curricular Supervisionado; Currículos e Programas da Educação Básica; Política e Legislação Educacional Brasileira; Didática Geral, Didática Aplicada à Educação Física; Fundamentos do Handebol e outras. Membro/Pesquisador do Grupo de Pesquisa Praxis/UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Docência Formação de Professores e Prática de Ensino (DOFPPEN/UNESP); Membro do Centro de Pesquisa Internacional em Formação e Profissão Docente – Antena CRIFPE/Brasil; e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física – Formação Profissional e Campo do Trabalho (NEPEF-UNESP). Atuando nas temáticas: Profissionalização do ensino e sua interface com a Formação, Profissão e Desenvolvimento Profissional Docente; Políticas Públicas e Direito Educacional; Saberes Docentes; Currículo; Educação Física Escolar, Didática, Metodologia de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado.

Paula Batista, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Portugal.

Professora Doutora - Auxiliar do Departamento de Pedagogia da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Samuel de Souza Neto, Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP),

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (RC) com Livre-Docência na UNESP-RC, Doutorado em Educação - FE-USP (SP) - bolsa CAPES, Mestrado em Educação - UFSCar (SP) - bolsa CAPES, Grad Educação Física e Pedagogia - PIME-Assis (SP) e Grad. Letras - UNESP-Assis (SP). Realizou Pós-Doutorado - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et profission enseignante (CRIFPE) - Université de Montréal - bolsa CAPES: Estágio Sênior e bolsa UNESP/PROPG: Estágio Exterior. Na UNESP/RC esteve como: Coord. no exercício da função do Conselho de Cursos em Educação Física; Chefe do Depto de Educação; Coord. Núcleo de Ensino; Coord. Projeto Institucional PRODOCÊNCIA (CAPES-UNESP); Coord. PPG - Ciências da Motricidade (2013-2017); Coord. Projeto Núcleo: Educação Física (CAPES-UNESP: 2018-2020); Membro Titular: Conselho do PPG-Educação (2013-2017) e Comissão Permanente das Licenciaturas (UNESP-PROGRAD/Reitoria, 2016-2018). Atualmente desenvolve atividades como: Coord. / Orientador de projetos (CNPq; CAPES; FAPESP); Parecerista ad hoc (FAPESP, CAPES, CNPq, UNESP, UDESC etc) e de periódicos indexados; Editor Associado ? Rev Educação: Teoria e Prática e Frontiers in Education; Membro de Associações Cientificas (Inter)Nacionais (ANPED; CBCE; ACFAS) e de grupos de trabalho: GT-8 Formação de Professores (ANPED) e GTT - Formação Profissional e Mundo do Trabalho (CBCE). Na UNESP-RC desenvolve, ainda, atividades ligadas à Formação de Professores; Conselho de Pós em Ciências da Motricidade (2017-2020); Conselho de Graduação em Educação Física (2019-2020) e Conselho do Departamento de Educação (2020-2021); bem como Líder (função compartilhada): Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT, 2002...) e Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN, 2008...). Atua na Rede Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (SEPEF - IES: UNESP, UNICAMP, USP, UEL, UDESC, UFSC, UFRRJ, UERJ, UFPel, UESC, UFG, UFC, UNICATOLICA-Quixadá e UNIR; Universidade de Caldas, Universidade de Montreal, Universidade de Maryland, Universidade do Porto, ISMAI...) e na Rede de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (CONESPE, 2018...), tendo sido o seu co-fundador; Rede Euroamericana de Atividade Física, Educação e Saúde (REAFES - Espanha, Portugal, Chile, Colômbia, México, Brasil, 2016...). Trabalha com PPG-Ciências da Motricidade (UNESP, 2001...) e PPG-Educação (UNESP-RC, 2007...). Estuda a problemática do (da, dos): saberes docentes, formação profissional, estágio supervisionado, epistemologia da prática, campo profissional. Desse quadro emergem quatro eixos de pesquisa: formação de professores (inicial e contínua), inserção profissional, profissões do ensino em meio escolar - o trabalho e politicas publicas docentes. Neste contexto, especial atenção é dada a educação física, pedagogia, licenciaturas (profissão, prática profissional, políticas de formação). Desenvolve atividades como Pesquisador NEPEF: FPCT (UNESP, 2002...); Pesquisador DOFPPEN (UNESP, 2008...); Pesquisador CNPq (CNPq, 2010...); Pesquisador Internacional - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profissional enseignante (CRIFPE/Canadá, 2012...) e como Diretor da Antena CRIFPE-Brasil (Centre de recherche international sur la formation et la profissional enseignante, 2015...) - Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação e a Profissão Docente.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

CARVALHO FILHO, J. J. de; BATISTA, P.; SOUZA NETO, S. de. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA SCOPING REVIEW DE TESES E DISSERTAÇÕES. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27055, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.112069. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/112069. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais