TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Go Tani, Ricardo Drews, Umberto Cesar Corrêa

Resumo


Este estudo buscou analisar a produção científica dos bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da área da Educação Física (PQ-EF), procurando entender a sua trajetória e verificar tendências quanto a publicações de artigos e às eventuais alterações nas suas características no período de 1991 a 2016. Foram analisados os currículos dos 91 bolsistas PQ-EF em curso no ano de 2017, no que diz respeito aos artigos publicados em periódicos, número de coautores e posição na autoria dos artigos, como também a relação entre esses fatores por níveis de bolsa e tempo de término do doutorado. Os resultados revelaram um aumento expressivo da produção científica per capita e também um aumento de publicações multiautorais com número cada vez maior de coautores, sugerindo estratégias de publicação visando ao aumento de produtividade.  

 


Palavras-chave


Educação Física. Bolsas de estudo. Educação de Pós-Graduação. Indicadores de Produção científica.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.105434

Direitos autorais 2020 Movimento (ESEFID/UFRGS)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment