EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE DE 1945-2019

Cássia Marques Cândido, Maxwel de Azevedo Ferreira, Alexandre Palma de Oliveira, Monique Ribeiro de Assis

Resumo


Mapeamos estudos que envolvem relações entre “Educação Física e mídia” e identificamos como a mídia é tangenciada pela Educação Física, refletindo sobre os achados. Os procedimentos metodológicos incluem Bibliometria realizada na Web of Science, no período entre 1945 e 2019 e Análise de Conteúdo. A temática é emergente e não é tratada globalmente. Há destaque para a participação brasileira, mas o total de publicações é baixo. As áreas do conhecimento que mais discutem o assunto são as Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Há desafios a serem superados em relação às redes de colaboração entre autores, instituições e países. As categorias de destaque incluem “influência da mídia sobre a formação de subjetividades do público” e aquelas que a partir de diferentes especificidades estão ligadas à escola.

 


Palavras-chave


Educação Física. Mídia. Bibliometria.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.102377

Direitos autorais 2021 Movimento (ESEFID/UFRGS)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment