EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE DE 1945-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.102377

Palavras-chave:

Educação Física. Mídia. Bibliometria.

Resumo

Mapeamos estudos que envolvem relações entre “Educação Física e mídia” e identificamos como a mídia é tangenciada pela Educação Física, refletindo sobre os achados. Os procedimentos metodológicos incluem Bibliometria realizada na Web of Science, no período entre 1945 e 2019 e Análise de Conteúdo. A temática é emergente e não é tratada globalmente. Há destaque para a participação brasileira, mas o total de publicações é baixo. As áreas do conhecimento que mais discutem o assunto são as Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Há desafios a serem superados em relação às redes de colaboração entre autores, instituições e países. As categorias de destaque incluem “influência da mídia sobre a formação de subjetividades do público” e aquelas que a partir de diferentes especificidades estão ligadas à escola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Marques Cândido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus avançado Resende

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestrado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Psicopedagogia e Orientação Orientação pela UFRRJ. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus avançado Resende. Cursa doutorado em Ciências do Exercício Físico e do Esporte na UERJ. Participa de pesquisas sobre Educação Física e mídia.

Maxwel de Azevedo Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus avançado Resende

Possui Mestrado Profissional em Administração (2015) e Graduação em Administração (2012) - ambos pela pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e membro pesquisador do Grupo de Pesquisas em Administração e Desenvolvimento (GPADES/UFF) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Tecnologia e Ciências (GEMTC/IFRJ). Tem experiência na área de Administração.

Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e estágio de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho (2014). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona na Escola de Educação Física e Desportos. Atua, ainda, como parecerista dos seguintes periódicos: Journal of Sports Sciences, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Movimento, Ciência & Saúde Coletiva e Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: treinamento desportivo, atividade física e promoção da saúde e futebol.

Monique Ribeiro de Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia, graduação em Educação Física, mestrado e doutorado pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e do Exercício da UERJ. Desenvolve suas pesquisas na área do imaginário social, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso (imagem e palavra), questões relacionadas à imagem corporal, consumo associado ao aperfeiçoamento do corpo e subjetividades contemporâneas, universo da dança em seu contexto histórico e estético. Membro provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

CÂNDIDO, C. M.; FERREIRA, M. de A.; OLIVEIRA, A. P. de; ASSIS, M. R. de. EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE DE 1945-2019. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27024, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.102377. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/102377. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais