TORNANDO-SE UM TREINADOR DE FUTSAL DE ELITE: UM ESTUDO DE CASO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.101341

Palavras-chave:

Aprendizagem. Sociologia. Educação profissionalizante. Esportes.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional de João, ex-treinador da seleção brasileira e campeão da Liga Nacional de Futsal. Para a produção dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada e retrospectiva, analisada pelo método Análise Temática Reflexiva. Com fundamentação teórica na Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e na Teoria de Aprendizagem Cultural de Phil Hodkinson e colaboradores, tem-se como principais resultados: a constituição do habitus esportivo baseou-se na familiaridade com o futsal desde a infância; foram fatores relevantes os acessos a capitais oriundos de herança familiar, da posição de jogador de elite, da proximidade com treinadores consagrados e experientes, do aprendizado tanto na vivência prática como treinador, quanto no contexto acadêmico. Como conclusão, sugere-se que processos de educação e desenvolvimento de treinadores estruturem-se pela oferta de modos variados de acumulação de capitais, pautados entre vivências práticas, teóricas e trocas de experiências entre colegas.

 

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

MORBI, M. dos R.; MATEU, P.; MARQUES, R. F. R. TORNANDO-SE UM TREINADOR DE FUTSAL DE ELITE: UM ESTUDO DE CASO BRASILEIRO. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26065, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.101341. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/101341. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais