AUTOEFICÁCIA NO ENSINO SUPERIOR E SATISFAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Vinícius Plentz Oliveira, Larissa Fernanda Porto Maciel, Roberto Tadeu Iaochite, William das Neves Salles, Juarez Vieira Nascimento, Alexandra Folle

Resumo


O objetivo deste estudo descritivo foi analisar a associação entre autoeficácia no Ensino Superior e a satisfação acadêmica de estudantes universitários em Educação Física. Participaram 251 universitários matriculados nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública do estado de Santa Catarina/Brasil. Para a coleta de dados, foram utilizadas a Escala de Autoeficácia no Ensino Superior e a Escala de Satisfação com Experiências Acadêmicas. Os dados foram processados utilizando recursos estatísticos descritivos e inferenciais no software SPSS, versão 25.0. Os resultados mostraram escores médios superiores a sete em todas as dimensões da autoeficácia, com destaque para as dimensões social e gestão. Especificamente, quanto mais o aluno se percebe autoeficaz, mais satisfeito ele fica com a instituição. As evidências ressaltam a importância de pesquisas focadas na relação entre autoeficácia acadêmica e satisfação de estudantes do Ensino Superior para a melhoria da qualidade dos cursos ofertados.

 


Palavras-chave


Autoeficácia. Estudantes. Educação Superior. Educação Física.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.101307

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