Movência
um elogio à Educação Física e ao Esporte
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.121546Palavras-chave:
Movência, Educação Física, Esporte, EpistemologiaResumo
O ensaio apresenta alguns dos desenvolvimentos da noção de movência e justifica o seu alcance para pensar a Educação Física e o Esporte, bem como suas relações. Inicialmente, são sumarizados alguns dos posicionamentos teóricos sobre a Educação Física e o Esporte em nosso campo. Na sequência, se contextualiza o aparecimento do conceito de movência na trajetória do autor, para, no próximo tópico, defendê-lo como um universal antropológico. Finalmente, busca-se a partir da teoria da movência esboçada apontar o alcance da Educação Física e do Esporte como sistemas de conhecimento na contemporaneidade. Conclui-se que a movência expande o entendimento de Educação Física e Esporte, além de permitir equacionar alguns dos reconhecidos problemas epistemológicos de nosso ofício.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. Madrid: Editorial Gredos, 1994.
BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: LeYa, 2013. p. 443
BERNIQUE, George M. What theories of Rabelais, Montaigne and Rousseau are incorporated modern education. Thesis (Master). University of Massachusetts Amherst, 1937.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994a.
ELIAS, Norbert. Teoria simbólica. Oeiras: Celta, 1994b.
GARCIA, Rui Proença. No labirinto do desporto: horizontes culturais contemporâneos. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2015.
GARCIA, Rui Proença. Desporto de alto rendimento ou a busca dos limites humanos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 17, n. 3, p. 92-107, 2017. DOI: https://doi.org/10.5628/rpcd.17.03.92
GEHLEN, Arnold. El hombre: su naturaleza y su lugar en el mundo. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1987.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2004.
LEROI-GOURHAN, André. O gesto e a palavra: 2 - Memória e ritmos. Lisboa: Edições 70, 2002.
PARLEBAS, Pierre. Contribution á un lexique commenté en sicience de l'action motrice. Paris: INSEP, 1981.
SARGENT, Dudley A. Physical training as a compulsory subject. The School Review, v. 16, p. 42-55, jan. 1908. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/epdf/10.1086/435103. Acesso em: 1 fev. 2023.
SÉRGIO, Manuel. Para uma epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Compendium, 1987.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.
SOUZA, Juliano de. Do homo movens ao homo academicus: rumo a uma teoria reflexiva da Educação Física. São Paulo: Liber Ars, 2021.
SOUZA, Juliano de. O “esporte das multidões” no Brasil: entre o contexto de ação futebolístico e a negociação mimética dos conflitos sociais. Tese (Doutorado em Educação Física) - Curitiba, Universidade Federal do Paraná, 2014.
SOUZA, Juliano de; OLIVEIRA, Vinicius Machado de; GARCIA, Rui Proença. Um novo contrato motor nos domínios do esporte, lazer e Educação Física? Aportes para uma teoria reflexiva do movimento humano. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, p. 1-9, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e011121
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
