Educação Infantil nos EUA: a oferta pré-escolar no Distrito Educacional Unificado de Los Angeles em foco

Autores

Palavras-chave:

Subsídio Público. Escolas Charter. Educação Infantil. Privatização.

Resumo

O presente artigo analisa o atendimento educacional para crianças de quatro anos no Distrito Educacional Unificado de Los Angeles, nos Estados Unidos, entre 2013 e 2018.  A partir de consulta a dados disponíveis em sites oficiais dos diferentes níveis de governos e de institutos de pesquisas estadunidenses, constatou-se que a maior parte das vagas para essa idade em Los Angeles é oferecida em escolas elementares por meio dos programas California State Preschool program e Transitional Kindergarten. Durante o período estudado, houve um crescimento significativo das escolas charter para esse nível de ensino, redundando no crescimento desse atendimento também na educação infantil e configurando a ampliação da privatização da educação via subsídio público a escolas de gestão privada no distrito educacional analisado, recursos esses aumentados com a inclusão e contabilização de tais crianças. Do ponto de vista mais geral, identificou-se a ausência de política federal de universalização do acesso à educação infantil, o que gera desigualdades no acesso a este direito.

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Biografia do Autor

Janaina V. M. Maudonnet, Universidade da Califórnia Irvine (UCI), Irvine/CA

Janaina V. M. Maudonnet é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Centro de Formação Pedagogia com a Infância. Membra do Grupo de Trabalho: Justiça Social e Movimentos Sociais da Universidade da Califórnia Irvine (UCI).

Theresa Adrião, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Theresa Adrião é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando nos programas de pós-graduação em educação da mesma universidade e da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT).

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

Maudonnet, J. V. M., & Adrião, T. (2021). Educação Infantil nos EUA: a oferta pré-escolar no Distrito Educacional Unificado de Los Angeles em foco. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/114185

Edição

Seção

Seção Temática - Os Recursos Públicos em Disputa: reflexões sobre a privatização da educação em distintos contextos