Os recursos para a Educação do Estado de São Paulo: o sentido contrário ao da valorização docente

Autores

  • João Batista Silva dos Santos Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-68617

Palavras-chave:

Financiamento da Educação. Remuneração do Magistério. Valorização Docente.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar uma análise dos recursos destinados à função educação relativo ao governo do Estado de São Paulo durante o período de 2006 a 2013, assim como relacionar a dinâmica observada de tais recursos com a política de pessoal desenvolvida pela respectiva Administração Pública, voltada à precarização dos docentes ativos da rede estadual de ensino. Foram analisadas folhas de pagamento da REE-SP, referente ao magistério, assim como foram analisados dados de execução orçamentários levantados junto à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE.  Os resultados apresentados evidenciam uma intensa diminuição dos recursos da função educação, especificamente direcionados ao pagamento de pessoal e encargos, tal que a racionalização da folha de pagamento é baseada em uma política de ampliação de professores temporários, considerando que estes têm remuneração média menor do que a de um professor efetivo. 

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Biografia do Autor

João Batista Silva dos Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

João Batista Silva dos Santos é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Professor de Educação Básica da rede estadual de ensino de São Paulo.

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Publicado

2017-05-08

Como Citar

Santos, J. B. S. dos. (2017). Os recursos para a Educação do Estado de São Paulo: o sentido contrário ao da valorização docente. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 7. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-68617

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