Políticas de Financiamento da Educação Especial do Estado do Paraná (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22491/2236-5907134946Palavras-chave:
Educação Especial, Financiamento, Políticas Educacionais, Relação Público-PrivadaResumo
Este trabalho tem como objetivo cotejar e analisar as garantias financeiras legais asseguradas à inclusão do público-alvo da educação especial nas classes comuns do ensino regular público e à oferta de educação especial na rede privada conveniada com o poder público, na educação básica, do estado do Paraná, de 2008 a 2018. Trata-se de uma pesquisa documental e qualitativa, embasada no materialismo histórico e dialético. Em termos legais, o governo paranaense assegurou mais recursos financeiros às instituições privadas sem fins lucrativos que ofertam educação especial do que ao processo de inclusão do público-alvo da educação especial nas classes comuns da rede pública de ensino, tanto no teor das leis como na grande quantidade de normativas que tratam de parcerias entre o estado do Paraná e tais instituições. Tal dinâmica foi fortalecida pela hegemonia dessas instituições no Paraná no contexto atual de acumulação flexível e neoliberal capitalista que legitima a relação público-privada.
Downloads
Referências
BALL, Stephen J.; OLMEDO, Antonio. A ‘nova’ filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, Vera (Org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília, DF: Liber Livro, 2013. p. 33-47.
BARCELOS, Liliam Guimarães de. Disputas pela constituição do público-alvo da educação especial nas políticas educacionais no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Senado Federal, 2004.
BRASIL. Emenda Constitucional n° 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, 2006.
BRASIL. Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, 2007a.
BRASIL. Decreto n° 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, 2007b.
BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Diário Oficial da União, Brasília, 2008a.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2008b.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: MEC, 2009.
BRASIL. Decreto n° 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2011.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014.
DAVIES, Nicholas. O financiamento público às escolas privadas. 2003. Disponível em: http://www.redefinanciamento.ufpr.br/antigo/nic7.htm. Acesso em: 11 fev. 2023.
FEAPAES-PR. Institucional: MAPAS das APAEs – APAEs e Coirmãs do Paraná. Google Maps, 25 jul. 2022. Disponível em: https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&mid=1U0ASQ7gmTgveoZ7gr44AX1WMLE31vl1C&ll=-24.56159725123968%2C-51.546095750000006&z=7. Acesso em: 17 jun. 2023.
FERREIRA, Gesilaine Mucio. Políticas públicas e gestão do financiamento da educação especial na educação básica do estado Paraná (2008-2018): análise do orçamento previsto e executado e suas implicações para a inclusão escolar. 2023. 450 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.
FRANÇA, Marileide Gonçalves; MELO, Douglas Christian Ferrari de; ALMEIDA, Mariangela Lima de. O financiamento educacional no Espírito Santo: o que dizem os gestores de Educação Especial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 117, p. 1000-1022, out./dez. 2022.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, Piracicaba, v. 23, n. 3, p. 7- 26, 2016.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Disputas conservadoras na política de educação especial na perspectiva inclusiva. In: GARCIA, Rosalba Maria Cardoso (Org.). Políticas de educação especial no Brasil no início do século XXI. Florianópolis, UFSC; CED; NUP, 2017. p. 19-66.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. Embates e disputas na política nacional de educação especial brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-19, 2019.
LANNA JÚNIOR, Mário Cléber Martins. História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil. Brasília, DF: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; CAIADO, Katia Regina Moreno; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. As relações público-privado na educação especial: Tendências atuais no Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 46, p. 40-55, jul./set. 2016.
LEHMKUHL, Márcia de Souza. A reconfiguração da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) no estabelecimento da relação entre público e privado nas políticas de educação especial (1974/2016). 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
LUZ, Ilson José Pereira da. Implantação e gestão da escola de educação básica na modalidade de educação especial no estado do Paraná. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, 2018.
MARQUES, Emanuely Fernanda. Política de educação especial e a reestruturação de instituições especiais no Paraná. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Indicadores Educacionais sobre a Educação Especial no Brasil e no Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 789-809, jul./set. 2014.
MONTAÑO, Carlos. Apresentação - A constituição da ideologia e dos projetos do “terceiro setor”. In: MONTAÑO, Carlos (org.). O canto da sereia: crítica à ideologia e aos projetos do "terceiro setor". São Paulo: Cortez, 2014. p. 19-48.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2002.
MORAES, Valdete Aparecida Veiga de. Publicização da educação especial no Paraná: gestão Requião (2003-2010). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.
PARANÁ. Lei n° 4.978 de 5 de dezembro de 1964. Estabelece o sistema estadual de ensino. Diário Oficial, Curitiba, 1964.
PARANÁ. Constituição do Estado do Paraná de 1989. Diário Oficial, Curitiba, 1989.
PARANÁ. Fundamentos teórico-metodológicos para a educação especial. Curitiba: SEED; DEE, 1994.
PARANÁ. Educação Inclusiva: linhas de ação para o estado do Paraná. Curitiba: SEED; DEE, 2002.
PARANÁ. Deliberação nº 02, de 2 de junho de 2003. Normas para a Educação Especial, modalidade da Educação Básica para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná. Curitiba: CEE, 2003.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a Construção de Currículos Inclusivos. Curitiba, 2006a.
PARANÁ. Resolução n° 1.017, de 22 de março de 2006. Regulamenta os procedimentos para a celebração de convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a Secretaria de Estado da Educação e as Instituições que mantêm serviços especializados da Educação Especial para alunos com necessidades educacionais especiais. Curitiba: SEED, 2006b.
PARANÁ. Resolução n° 3.616, de 31 de julho de 2008. Regulamentar os procedimentos para celebração de Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e as Entidades Mantenedoras que ofertam Educação Básica mediante os serviços especializados na modalidade de Educação Especial. Curitiba: SEED, 2008.
PARANÁ. Política Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. Curitiba, 2009.
PARANÁ. Instrução n° 012, de 23 de agosto de 2011 – SUED/SEED. Alteração na denominação das Escolas de Educação Especial para Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial. Curitiba: SUED; SEED, 2011a.
PARANÁ. Resolução n° 3.600, de 18 de agosto de 2011. Autoriza a alteração na denominação das Escolas de Educação Especial para Escolas de Educação Básica, na modalidade de Educação Especial. Curitiba: SEED, 2011b.
PARANÁ. Resolução n° 7.863, de 28 de dezembro de 2012. Regulamenta os procedimentos para Celebração de Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED e as Entidades Mantenedoras das Escolas que ofertam Educação Básica na modalidade de Educação Especial. Curitiba: SEED, 2012.
PARANÁ. Lei n° 17.656, de 12 de agosto de 2013: institui o Programa Estadual de Apoio Permanente às Entidades Mantenedoras de Escolas que ofertam Educação Básica na Modalidade Educação Especial denominado “Todos iguais pela educação”. Diário Oficial, Curitiba, 2013a.
PARANÁ. Projeto de Lei n° 217/2013. Mensagem nº 047/2013 - institui o Programa estadual de apoio permanente às entidades mantenedoras de escolas que ofertam educação básica na modalidade educação especial denominado "Todos Iguais pela Educação. Curitiba: ALEP, 2013b.
PARANÁ. Anexo único: Plano Estadual de Educação (2015-2025). Curitiba: SEED; SETI, 2015a.
PARANÁ. Lei n° 18.492, de 24 junho de 2015. Aprovação do Plano Estadual de Educação e adoção de outras providências. Diário Oficial, Curitiba, 2015b.
PARANÁ. Lei n° 18.419, de 7 de janeiro de 2015. Estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná. Diário Oficial, Curitiba, 2015c.
PARANÁ. Deliberação n° 02/2016. Dispõe sobre as Normas para a Modalidade Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Curitiba: CEE, 2016.
PARANÁ. Lei Complementar n.º 206, de 20 de dezembro de 2017. Regulamenta a cessão de servidores da Secretaria de Estado da Educação, prevista no art. 43 da Constituição Estadual, para as entidades privadas sem fins lucrativos que ofertam educação básica na modalidade educação especial. Diário Oficial, Curitiba, 2017.
PARANÁ. Decreto n.º 9.014, de 13 de março de 2018. Regulamenta a cessão de servidores da Secretaria de Estado da Educação, prevista na Lei Complementar nº 206, de 20 de dezembro de 2017, para as entidades privadas sem fins lucrativos que ofertam educação básica e atendimento educacional especializado na modalidade educação especial. Diário Oficial, Curitiba, 2018a.
PARANÁ. Resolução n° 1.476, de 4 de abril de 2018. Regulamenta as parcerias entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED e as entidades privadas sem fins lucrativos, mantenedoras das Escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial, dos Centros de Atendimento Educacional Especializado e das Escolas para Surdos e/ou Cegos. Curitiba: SEED, 2018b.
PARANÁ. Resolução n° 2.924, de 2 de junho de 2018. Regulamenta as parcerias entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED e as entidades privadas sem fins lucrativos, mantenedoras das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, dos Centros de Atendimento Educacional Especializado e das Escolas para Surdos e/ou Cegos. Curitiba: SEED, 2018c.
PERONI, Vera Maria Vidal. Privatização do público versus democratização da gestão da educação. In: GOUVEIA, Andréa Barbosa; PINTO, José Marcelino de Rezende; CORBUCCI, Paulo Roberto. Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação. Brasília, DF: Ipea, 2011. p. 199-215.
PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009.
PIAIA, Tiarles Mirlei. Escola de educação básica na modalidade educação especial: análise da proposta de escolarização. 2021. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.
RIKOWSKI, Glenn. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 11, n. 21, p. 393-413, jul./dez. 2017.
SILVA, João Henrique da; MELO, Douglas Christian Ferrari de. Atendimento Educacional Especializado integral e integrado: análise gramsciana de uma proposta da FENAPAES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1652-1662, out./dez., 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).