Financiamento Educacional Adequado: um estudo sobre as decisões dos tribunais de justiça dos EUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907122609

Palavras-chave:

Financiamento Educacional, Educação Adequada, Tribunais de Justiça, Estados Unidos da América

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mapear as decisões judiciais que discutem o financiamento educacional nos tribunais de justiça estaduais dos Estados Unidos da América (EUA) e analisar os litígios cuja principal reivindicação é a educação adequada. Para tanto, foi realizada uma análise dos litígios sobre esse tema nos tribunais entre os anos de 2017 e 2020. Desde a década de 1960, a desigualdade no financiamento educacional tem sido discutida nos tribunais de justiça, com mudanças de estratégias ao longo dos anos. Atualmente, os litígios mais presentes exigem o cumprimento do direito à educação de qualidade previsto nas constituições estaduais. No período analisado, foram identificados 57 litígios sobre o tema, sendo que 26 clamavam por uma educação adequada. Observou-se que o clima pós-recessão ainda é visível nas decisões judiciais de financiamento educacional, sendo que as decisões sobre políticas orçamentárias foram mais restritivas.

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Biografia do Autor

Adriana Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR – Brasil

Adriana Dragone Silveira é professora do Departamento de Planejamento e Administração da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná.

Bianca Cini da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR – Brasil

Bianca Cini da Silva é graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná, integrante de projeto de Iniciação Científica.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Silveira, A. D., & Silva, B. C. da. (2023). Financiamento Educacional Adequado: um estudo sobre as decisões dos tribunais de justiça dos EUA. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 13. https://doi.org/10.22491/2236-5907122609

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