NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O FUTEBOL DE VÁRZEA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.10499Palavras-chave:
Futebol. Atividades de Lazer. Socialização.Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar o atual estado do futebol de várzea (futebol amador, de bairro) na cidade de Pelotas, Brasil. Através da metodologia da etnografia contemporânea, por meio de observações participantes (registros escritos e fotografias); entrevistas semi-estruturadas e da análise de documentos, realizamos um estudo detalhado do Campeonato Praiano e do Campeonato Citadino, as duas principais competições organizadas pela Liga Pelotense de Futebol Amador (LPFA). Concluímos que em Pelotas o futebol de várzea está longe de acabar. Reinventado, ele continua a ser uma das principais práticas de lazer esportivo das classes trabalhadoras da cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
